9 em cada 10 fundadores de startups SaaS no Brasil falham na gestão de KPIs, afirma pesquisa

9 em cada 10 fundadores de startups SaaS no Brasil falham na gestão de KPIs, afirma pesquisa

Um estudo recente desenvolvido pela Scalable, fintech de crédito, revelou uma preocupante realidade entre fundadores de startups Software as a Service – SaaS no Brasil: 92% das empresas não possuem uma gestão completa de Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores de performance.

A pesquisa, que analisou cerca de 200 startups em operação, aponta que a maioria delas se concentra apenas em indicadores básicos, como Receita Recorrente Mensal (MRR), Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e Taxa de Cancelamento (Churn), ignorando uma gama mais ampla de métricas essenciais para uma gestão estratégica robusta.

“A gestão de KPIs é fundamental para startups em fase de crescimento, mas percebemos que muitas enfrentam desafios na implementação de uma visão mais completa. Falta conhecimento, tempo e recursos para calcular e analisar métricas detalhadas”, comenta Rafael Calixto Schalch, Chief Revenue Officer e cofundador da Scalable. A pesquisa identificou três barreiras principais que limitam a adoção de uma gestão mais sofisticada de KPIs: a falta de conhecimento sobre métricas alternativas, a ausência de recursos para contratar profissionais especializados e a escassez de tempo para cálculos e análises aprofundadas.

A falta de uma gestão de KPIs mais completa, inclusive, afeta processos de captação de recursos e a análise de risco de crédito. “Já tivemos que recusar operações para startups promissoras por falta de clareza em KPIs críticos. Sem essas métricas, é difícil modelar riscos e projetar o crescimento”, afirma Guilherme Gomes, Head de Risco da Scalable. Com a pressão crescente por dados mais detalhados, especialistas recomendam que as startups adotem plataformas de monitoramento para assegurar uma estratégia de crescimento sustentável e de longo prazo.

Como resposta a esse cenário, a Scalable lançou recentemente o Scalable Analytics, uma plataforma que oferece uma solução prática e acessível em que os fundadores de startups Saas podem acompanhar os indicadores de forma otimizada. “Desenvolvemos essa ferramenta para ajudar os fundadores a explorar o potencial dos dados sem precisar de grandes investimentos em equipes ou tecnologia”, reforça Schalch.

A deficiência na gestão completa de KPIs ainda foi apontada pelo levantamento como um dos fatores que contribui para a taxa de mortalidade entre startups no Brasil, dificultando decisões estratégicas bem fundamentadas e a captação de recursos. “Nosso objetivo é capacitar fundadores a gerirem suas métricas com maior profundidade e de maneira econômica, permitindo uma visão completa do desempenho do negócio e bases mais sólidas para decisões estratégicas”, finaliza o cofundador.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira