Inflação dos últimos doze meses bate no teto da meta

Inflação dos últimos doze meses bate no teto da meta

Inflação dos últimos doze meses bate no teto da meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que indica a inflação oficial do país, foi de 0,38% no mês de julho, o que representa um aumento de 0,17 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em junho (0,21%). O índice foi divulgado nesta sexta-feira, 9 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa.

De janeiro a julho, a inflação soma 2,87%. Já nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,5%, o que significa que a inflação bate no teto da meta estabelecida pelo Banco Central (BC) para este ano. Nos 12 meses imediatamente anteriores, o acumulado estava em 4,23%.

Todos os meses, o IBGE pesquisa nove grupos de produtos e serviços para medir a inflação. Em julho, sete registaram aumento.

Maiores variações

Transporte foi o item com maior variação (1,82%) e também o maior impacto no IPCA (0,37 p.p.) de julho. De acordo com o IBGE, o preço das passagens aéreas apresentou uma variação de 19,39% no mês. Já a gasolina, que teve aumento de 3,15%, foi a responsável pelo maior impacto do grupo de transportes (0,16 p.p.). Etanol e óleo diesel também tiveram aumentos, de 5,9% e 1,03%, respectivamente. Por outro lado, o gás veicular teve queda de 0,20% em julho.

Em segundo lugar, o grupo habitação apresentou um aumento de 0,77% e o impacto no IPCA foi de 1,12% p.p. O IBGE explicou que a variação para cima desse grupo foi influenciada, principalmente, pela energia elétrica residencial (1,93% e 0,08 p.p.). O instituto lembrou ainda que, em julho, passou a vigorar a bandeira tarifária amarela, que acrescenta R$1,885 a cada 100 kwh de energia consumidos.

Já os alimentos e bebidas, que vinham apresentando alta nos últimos meses, tiveram uma queda de 1% no último mês. O impacto do grupo no IPCA também reduziu em 0,22 p.p. A alimentação no domicílio ficou mais barata (1,51%) e houve queda de preços de alguns itens, como tomate (-31,24%) e cenoura (-27,43%).

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira