Inflação cai pela primeira vez em 14 meses, mostra IBGE

Inflação cai pela primeira vez em 14 meses, mostra IBGE

Inflação cai pela primeira vez em 14 meses
Variação mensal da inflação | Fonte: IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

A inflação do país registrou uma queda de 0,02% no mês de agosto, o que representa um recuo de 0,40 ponto percentual (p.p.) em relação a julho (0,38%). Apesar da leve baixa, foi a primeira vez que a taxa ficou negativa desde junho de 2023, quando houve uma queda de 0,08%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10 de setembro.

A inflação veio abaixo da expectativa do próprio IBGE, que divulgou, no final de agosto, o IPCA-15. Considerado uma prévia da inflação, o índice apontado foi de 0,19%.

No ano, o IPCA acumula alta de 2,85% e, no acumulado dos últimos doze meses até agosto, 4,24%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, dois apresentaram diminuição de preço e puxaram a inflação para baixo.

No grupo Habitação houve uma queda de 0,51% e impacto de -0,08 p.p. sobre a inflação, o que se deu, principalmente, pela redução da energia elétrica residencial. Com o retorno da bandeira tarifária verde, o índice relativo à conta de luz passou de 1,93% em julho para -2,77% em agosto.

Já no grupo Alimentos e bebidas, a baixa de preços foi de 0,44%, com impacto de -0,09 p.p. sobre a inflação. Pelo segundo mês consecutivo, a alimentação no domicílio (-0,73%) apresentou recuo dos valores. Segundo o IBGE, houve quedas nos preços da batata inglesa (-19,04%), do tomate (-16,89%) e da cebola (-16,85%).

“O principal fator que contribuiu para a queda nos preços foi uma maior oferta desses produtos no mercado por conta de um clima mais ameno no meio do ano, que favorece a produção desses alimentos, com maior ritmo de colheita e intensificação de safra”, destaca André Almeida, gerente da pesquisa.

Entre as altas, o maior impacto na inflação em agosto veio do grupo Educação, com alta de 0,73% e 0,04 p.p. de contribuição sobre o índice.

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil