Governo da Espanha libera participação saudita na Telefónica

Governo da Espanha libera participação saudita na Telefónica

Espanha aprova entrada da saudita STC no capital social da Telefónica
Após mais de um ano, Espanha aprova participação da STC na Telefónica (crédito: Telefónica)

O governo da Espanha aprovou a entrada do STC Group, principal operadora de telecomunicações da Arábia Saudita e do Oriente Médio, no capital acionário da Telefónica. A liberação ocorre mais de um ano após a empresa saudita ter adquirido ações da tele espanhola, no valor de 2,1 bilhões de euros (aproximadamente R$ 13,3 bilhões).

Em setembro de 2023, a STC comprou cerca de 9,9% das ações da Telefónica. O aval do governo espanhol também permite que a empresa aponte um nome para compor o conselho de administração da tele com sede em Madri.

Nesta quinta-feira, 28, o ministro da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo, disse que o Conselho de Ministros autorizou o investimento da STC, para uma participação efetiva de 9,97% na Telefónica.

À imprensa internacional, o ministro afirmou que houve “uma análise exaustiva” das autoridades espanholas a respeito do movimento da empresa saudita. Ele também sinalizou que a investidora deu garantias de que respeitará os interesses nacionais do país europeu na operadora.

Inclusive, Cuerpo destacou que condições não especificadas foram estabelecidas e voluntariamente aceitas pela STC, no sentido de assegurar a autonomia operacional da Telefónica e a proteção das infraestruturas críticas.

Vale lembrar que, ao longo deste ano, para contrabalancear a participação do grupo saudita, o governo da Espanha elevou a sua participação na Telefónica. Por meio da Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI), um fundo de investimento soberano, o Estado espanhol comprou 10% das ações da operadora, de forma escalonada.

Durante a operação, o governo espanhol não escondeu que considera a Telefónica, uma ex-estatal, uma empresa estratégica. Ao longo do processo, desembolsou 2,28 bilhões de euros (R$ 14,45 bilhões) e comprou 567 milhões de ações. Também neste ano, o grupo espanhol de investimento CriteriaCaixa elevou a sua parcela no capital acionário da Telefónica para 5%.

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira