Crise Climática: 2024 poderá ser o ano mais quente de todos os tempos, segundo cientistas

Dados divulgados recentemente pela agência Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia, apresentando informações preocupantes para humanidade: 2024 pode ser o ano mais quente de todos os tempos. Será também o primeiro a ultrapassar o limite crítico de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, estabelecido no Acordo de Paris em 2015.

Ultrapassar esse limite, alertam os especialistas da Copernicus, pode resultar em efeitos devastadores e potencialmente irreversíveis para os sistemas vitais do planeta, como a chamada violação dos pontos de críticos de inflexão. Quando isso ocorre, além da ocorrência de mudanças abruptas, rápidas e até mesmo irreversíveis, o sistema climático assume um “novo normal”, com consequências imprevisíveis e destruidoras.

Para evitar consequências ainda mais catastróficas, os países que se reunirão na COP 29 a partir de segunda-feira (11), no Azerbaidjão, foram orientados pela vice-diretora da Copernicus, Samantha Burgess, a “aumentar a ambição” de suas ações climáticas. Publicado na véspera da reunião em Baiku, um relatório da ONU prevê um aumento das temperaturas globais entre 2,6 °C a 3,1 °C ao longo deste século, deixando bem para trás o limite de 1,5 °C.

Aquecimento global alimenta o caos climático

A energia adicionada ao sistema climático pela elevação das temperaturas globais alimenta e intensifica alguns eventos climáticos extremos recentes, como furacões nos EUA e inundações mortais no sul do Brasil e na Espanha. Isso ocorre porque o aquecimento global tem modificado os padrões de temperatura, umidade, correntes atmosféricas e oceânicas.

Por trás dessas mudanças, evidencia-se a mão do homem. Principais impulsionadores do aquecimento global, os gases de efeito estufa têm como fonte a queima de combustíveis fósseis para eletricidade e calor. As concentrações desses gases na atmosfera já atingiram níveis tão altos, que comprometeram o mundo com aumento de temperaturas por muitos anos.

Nesse cenário desolador, a Agência Internacional de Energia (AIE) fez um apelo veemente aos países para interromperem novos projetos de campos de gás e petróleo, medida considerada essencial para evitar consequências ainda mais terríveis das mudanças climáticas.

Integrando realidades urbanas às mudanças climáticas

Lançamento do Relatório Mundial das Cidades 2024. (Fonte: ONU/Habitat/Divulgação)
Lançamento do Relatório Mundial das Cidades 2024. (Fonte: ONU/Habitat/Divulgação)

Para subsidiar as discussões da COP29, a ONU divulgou recentemente, o Relatório Mundial das Cidades 2024, do programa ONU-Habitat, com um alerta de que, como resultado das mudanças climáticas e rápida urbanização, mais de dois bilhões de pessoas enfrentarão um aumento adicional de 0,5 °C na temperatura até 2040.

O documento revela um déficit expressivo de financiamento para construir e manter sistemas e serviços urbanos capazes de resistir e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas. Essa infraestrutura urbana resiliente é estimada em 5,4 trilhões de dólares por ano. O financiamento atual, de somente 831 bilhões, expõe populações vulneráveis a riscos crescentes.

Reconhecendo os imensos desafios, o documento defende um enfoque nas cidades como fundamentais para a solução climática. Ele recomenda que a ação climática seja participativa e liderada pelas comunidades, visando soluções locais apropriadas.

Mantenha-se atualizado com os últimos estudos sobre os impactos da crise climática global, aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender porque, o derretimento polar está afetando a rotação da Terra e aumentando a duração dos dias.

Tags

Compartilhe

É o fim da Alexa grátis? Entenda o que muda com a nova IA da Amazon
É o fim da Alexa grátis? Entenda o que muda com a nova IA da Amazon
99Moto: Justiça de SP decide que decreto de Nunes é inconstitucional
99Moto: Justiça de SP decide que decreto de Nunes é inconstitucional
Meta reconhece falha no Instagram que exibe conteúdo sensível nos Reels
Meta reconhece falha no Instagram que exibe conteúdo sensível nos Reels
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?