O GitHub, plataforma de desenvolvimento impulsionada pelo Copilot mais usada do mundo, anunciou que o Brasil teve um aumento de 55% nas contribuições a projetos de IA generativa na plataforma. No relatório State of the Octoverse 2024, publicado hoje, a empresa também revela um incremento de 41% no total de contribuidores brasileiros em projetos de GenAI, indicando que o país está contribuindo ativamente no crescimento global da tecnologia.
O Brasil tem a comunidade de desenvolvedores que cresce mais rapidamente em toda a América Latina, ocupando o quarto lugar no ranking dos que crescem mais rápido no mundo. Com um aumento de 27% em 2024, o país tem agora 5,4 milhões de pessoas na plataforma e permanece como a quarta maior base de desenvolvedores do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
O crescimento global nas atividades envolvendo IA generativa também contribuiu para que Python, uma das principais linguagens associadas a essa tecnologia, se tornasse a mais usada do GitHub, ultrapassando o JavaScript, que liderou o ranking por anos. A inovação em GenAI na plataforma se expandiu até os repositórios públicos, indicando um movimento crescente no desenvolvimento de projetos de código aberto.
O Brasil também é o quarto maior contribuidor para projetos de código aberto na plataforma e o único país latino-americano no top 10 global. O open source está crescendo e vem fomentando a inovação no país, com sua importância já reconhecida por entidades como o Banco Central, que disponibilizou os protocolos do Pix no GitHub para encorajar outros países a criarem sistemas de pagamento instantâneo similares.
Além disso, a IA tem sido vista como um ativo pelo governo do Brasil, que anunciou recentemente o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), com investimentos de R$ 23 bilhões para guiar o desenvolvimento e aplicações éticas e sustentáveis da tecnologia no país.
De acordo com Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil, o crescimento do número de desenvolvedores no país está alinhado com o papel cada vez mais amplo desses profissionais em áreas como ciência de dados, operações e até no ambiente acadêmico, que estão iniciando seus trabalhos no GitHub. “O Brasil está pronto para a inovação em desenvolvimento de software e o GitHub presta um papel fundamental no apoio às empresas e desenvolvedores no país.”
“Isso vai desde ferramentas como o GitHub Copilot, que ajuda a produzir códigos melhores mais rapidamente, até recursos como o GitHub Enterprise, que acelera a inovação. Agora, com incentivos governamentais, a expectativa é que a formação de novos talentos e os recursos alocados impulsionem ainda mais o país a contribuir com a transformação do desenvolvimento global de software por meio da IA.”
População de desenvolvedores cresceu globalmente
O número de desenvolvedores está aumentando em todo o mundo, mas especialmente no Sul Global. Países como Brasil, Índia e Nigéria, que estão entre os mais populosos em seus respectivos continentes, se destacam pelo crescimento rápido. Com mais de 17 milhões de pessoas na plataforma, a expectativa é que até 2028 a Índia ultrapasse os Estados Unidos – atualmente o líder em número de desenvolvedores.
Globalmente, o GitHub viu um aumento de 98% no número de novos projetos públicos de IA generativa, com crescimento de quase 60% nas contribuições para todos os projetos públicos de IA generativa. A plataforma também está registrando um aumento contínuo de novos colaboradores em código aberto, muitos deles focados em iniciativas relacionadas à inteligência artificial.
O traço que define essa nova geração de desenvolvedores que começa a usar o GitHub é a mentalidade voltada à resolução de problemas e a vontade de experimentar, focando em projetos voltados a melhorias habitacionais e mudanças sociais, enquanto usam modelos menores de IA. Além disso, mais de um milhão de estudantes, professores e mantenedores de código aberto usaram o GitHub Copilot como parte de seu programa de acesso gratuito, indicando que a IA também está atraindo e ajudando mais pessoas a se tornarem desenvolvedores.