
A Microsoft começou a liberar uma ferramenta de reescrita usando inteligência artificial no Bloco de Notas (Notepad). A novidade está presente na versão 11.2410.15.0 do aplicativo, que faz parte da última atualização do Windows 11 liberada para participantes dos canais Canary e Dev do programa Insider.
Funciona assim: o usuário pode selecionar um trecho do texto, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Reescrever” (Rewrite). A IA também está disponível na barra de menu e no atalho de teclado Ctrl+I.

O Bloco de Notas usará IA para gerar três rascunhos, e o usuário pode escolher um deles ou pedir ajustes de tamanho, tom e formato. As versões anteriores do texto são preservadas, então é possível reverter as alterações.
Para quem não gosta de ferramentas de IA ou não vê utilidade nelas, é possível desativar a reescrita nas configurações.
Em que países a IA do Notepad está disponível?
O recurso será liberado inicialmente para Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha. É necessário usar uma conta Microsoft. Nestes países, todos os usuários receberão gratuitamente 50 créditos para usar a ferramenta, podendo comprar mais posteriormente.
Na Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Singapura, Taiwan e Tailândia, o Reescrever estará disponível apenas para assinantes do Microsoft 365 e Copilot Pro. O primeiro plano dá 60 créditos mensais, enquanto o segundo oferece uso ilimitado.
Quais são as últimas novidades do Bloco de Notas?
Nos últimos anos, a Microsoft vem investindo para transformar o Notepad em um programa mais completo. Ele ganhou corretor ortográfico, contador de caracteres e abas, para citar alguns recursos.
A IA no Bloco de Notas era esperada desde o início de 2024, quando pistas sobre o recurso foram encontradas nos códigos do aplicativo. Nos meses seguintes, usuários do Windows Insider também receberam uma ferramenta para explicar trechos de textos usando o Copilot.