5G: Faixa de 3,5 GHz será liberada em todo país em dezembro

5G: Faixa de 3,5 GHz será liberada em todo país em dezembro

Ao centro, conselheiro substituto da Anatel Vinícius Caram anuncia liberação da faixa do 5G em todo país | Foto: Tele.Síntese
Ao centro, conselheiro em exercício na Anatel, Vinícius Caram, anuncia liberação da faixa do 5G em todo país | Foto: Tele.Síntese

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira, 26, que a faixa de 3,5 GHz, utilizada para o 5G, está disponível para ativação por parte das operadoras em todos os municípios do país, a partir de segunda-feira, 2. A oferta da tecnologia aos consumidores, no entanto, depende do cronograma de lançamento das prestadoras.

A decisão foi formalizada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) nesta manhã, liberando os 190 municípios que faltavam para completar o 5.570 do país.

Na prática, o trabalho da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) – Siga Antenado –, responsável pela limpeza, é concluído com 14 meses de antecedência em comparação aos prazos determinados no edital do 5G.

Parabólicas

A liberação da faixa ocorre ao mesmo tempo em que há a troca das parabólicas que utilizam banda C para novos equipamentos de banda ku, para que não haja interferência na transmissão no serviço de TV. A EAF é responsável pela distribuição a famílias de baixa renda.

De acordo com a entidade, já houve a instalação de 4,5 milhões de antenas e restaria cerca de 500 mil. O prazo estimado para conclusão é janeiro de 2026. A entidade ainda considera precoce estimar valores remanescentes.

O agendamento pode ser feito através do site da Siga Antenado, por telefone ou até por WhatsApp (número 0800 729 2404).

Ativação do 5G

O ritmo da ativação, entretanto, é outro. Apesar da área já liberada, o 5G está ativo em 1.019 municípios, sendo 770 deles na faixa de 3,5 GHz, que possibilita o 5G standalone (SA), o chamado “5G puro”.

De acordo com a Anatel, o 5G SA e o não standalone (NSA) podem ser definidos da seguinte maneira:

  • 5G non-standalone (NSA): sistema de rádio NR 5G integrado ao núcleo de rede das gerações anteriores 4G-LTE. Como utiliza o núcleo das redes 4G-LTE já em operação, a implementação da rede 5G NSA pode ser mais rápida, embora não possibilite a oferta plena das potencialidades das redes 5G. Especificado na primeira versão do Release 15 do 3GPP.
  • 5G standalone (SA): rede em que tanto o sistema de rádio NR 5G quanto o núcleo da rede 5GC são 5G. Como utiliza o núcleo de rede de nova geração 5G, possibilita a oferta plena das potencialidades. Como, no entanto, é necessária a implantação de núcleo (core) de rede 5G novo, sua implementação pode ser mais demorada. Especificado em nova versão do Release 15 do 3GPP.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira