
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira, 26, que a faixa de 3,5 GHz, utilizada para o 5G, está disponível para ativação por parte das operadoras em todos os municípios do país, a partir de segunda-feira, 2. A oferta da tecnologia aos consumidores, no entanto, depende do cronograma de lançamento das prestadoras.
A decisão foi formalizada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) nesta manhã, liberando os 190 municípios que faltavam para completar o 5.570 do país.
Na prática, o trabalho da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) – Siga Antenado –, responsável pela limpeza, é concluído com 14 meses de antecedência em comparação aos prazos determinados no edital do 5G.
Parabólicas
A liberação da faixa ocorre ao mesmo tempo em que há a troca das parabólicas que utilizam banda C para novos equipamentos de banda ku, para que não haja interferência na transmissão no serviço de TV. A EAF é responsável pela distribuição a famílias de baixa renda.
De acordo com a entidade, já houve a instalação de 4,5 milhões de antenas e restaria cerca de 500 mil. O prazo estimado para conclusão é janeiro de 2026. A entidade ainda considera precoce estimar valores remanescentes.
O agendamento pode ser feito através do site da Siga Antenado, por telefone ou até por WhatsApp (número 0800 729 2404).
Ativação do 5G
O ritmo da ativação, entretanto, é outro. Apesar da área já liberada, o 5G está ativo em 1.019 municípios, sendo 770 deles na faixa de 3,5 GHz, que possibilita o 5G standalone (SA), o chamado “5G puro”.
De acordo com a Anatel, o 5G SA e o não standalone (NSA) podem ser definidos da seguinte maneira:
- 5G non-standalone (NSA): sistema de rádio NR 5G integrado ao núcleo de rede das gerações anteriores 4G-LTE. Como utiliza o núcleo das redes 4G-LTE já em operação, a implementação da rede 5G NSA pode ser mais rápida, embora não possibilite a oferta plena das potencialidades das redes 5G. Especificado na primeira versão do Release 15 do 3GPP.
- 5G standalone (SA): rede em que tanto o sistema de rádio NR 5G quanto o núcleo da rede 5GC são 5G. Como utiliza o núcleo de rede de nova geração 5G, possibilita a oferta plena das potencialidades. Como, no entanto, é necessária a implantação de núcleo (core) de rede 5G novo, sua implementação pode ser mais demorada. Especificado em nova versão do Release 15 do 3GPP.