A Samsung estuda substituir o menu de Configurações por ajustes automáticos definidos por inteligência artificial, noticiou o site sul-coreano ETNews. A reportagem sugere que a Samsung trabalha em uma tecnologia capaz de refinar as preferências do dispositivo automaticamente usando IA.
A notícia não descreve como a Samsung pretende implementar a novidade. O site menciona que a fabricante quer que usuários “usem seus smartphones sem precisar acessar o menu de Configurações” — e há uma infinidade de possibilidades de como isso pode acontecer.
- Leia mais: Samsung começa a disponibilizar atualização com a One UI para smart TVs no lugar do Tizen
Com esse novo método, a IA embutida poderia “prever o que os consumidores querem e aprimorar o desempenho de ‘pontos de toque’, como câmera e teclado”.
A Samsung busca automatizar ajustes do sistema usando inteligência artificial.Fonte: GettyImages
Existem várias alternativas para atingir esse objetivo: os próximos celulares Galaxy podem ajustar as preferências mais superficiais do sistema (notificações, brilho da tela e volume, por exemplo) de forma automática, assim poupando o usuário de fazer ajustes o tempo inteiro. Por si só, isso já dispensaria a necessidade de o usuário de acessar o menu de Configurações com frequência, assim atingindo o objetivo da empresa.
Contudo, essa abordagem levanta questões, principalmente no que tange privacidade. Se o processamento não acontece de forma local, os dados de uso do usuário são processados em servidores externos, e nem todo usuário fica confortável com esse tipo de compartilhamento.
Além disso, se aplicada de forma muito ampla, a automatização de configurações pode ser invasiva na perspectiva de usuários que gostam de ter controle sobre o próprio dispositivo.
Não há informações sobre quando a automatização com IA será implementada na One UI, e é possível que seja já na One UI 7. O novo sistema tem lançamento previsto para janeiro de 2025, junto do Galaxy S25.