De acordo com um levantamento realizado pelo Banco Central, cerca de R$ 3 bilhões foram gastos por beneficiários do bolsa família em casas de aposta (Bets) no mês de agosto. Segundo os dados esses números seriam apenas de transações via PIX, ou seja, os números podem ser ainda maiores.
De acordo com a agência senado, o levantamento ocorreu após pedido do senador Omar Aziz (PSD-AM), que deve entrar com um pedido junto da Procuradoria-Geral da República para fechamento das casas até que o processo regulatório esteja concluído.
Além disso, a pesquisa constatou que 1/4 dos beneficiários já fez alguma aposta com o dinheiro do benefício. Esse número corresponde a 5 milhões de brasileiros, onde 70% são chefes de família.
Blockchain pode ser a solução
Em entrevista a TI Inside, Diego Guareschi, CMO da Hathor, falou a respeito do mercado e de como a tecnologia aliada a esses projetos pode ser benéfica. Diego acredita que através da blockchain seria possível evitar esse problema. O executivo propõe a criação de moedas sociais, onde através delas seria possível limitar o consumo a produtos específicos.
De acordo com ele, essa moeda funcionaria num câmbio 1 para 1 com o real, onde através do cartão ela só poderia ser utilizada para as necessidades básicas que o benefício visa suprir. Sendo assim, ele acredita que através dessa tecnologia seria possível ter uma melhor organização em todo esse processo.
“Seria possível designar uma fração dessa carteira somente para alimentação, outra para transporte, outra para educação e vice-versa.”, afirmou