
A Qatar Airways anunciou o lançamento da operação do primeiro de seus aviões modelo Boeing 777 com WiFi grátis para os passageiros a partir de conexão via satélite da Starlink, constelação de satélites operada pela SpaceX. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 22 de outubro, em um voo entre as cidades de Doha e Londres.
O objetivo da companhia aérea do Catar é utilizar a conectividade da Starlink em toda a sua frota de Boeings 777 em um ano. A empresa afirmou que antecipou de três para 12 o número de aeronaves que já estarão com o serviço disponível ainda em 2024. Além disso, os voos com a frota de Airbus A350 terão a tecnologia a partir de junho de 2025.
Com o lançamento do serviço, a empresa aérea se torna a primeira na região MENA (Oriente Médio e Norte da África) a oferecer aos passageiros banda larga baseada em acesso da Starlink.

Segundo a Starlink, seu sistema de banda larga satelital já foi usado em mais de 55 mil viagens aéreas, de diversas companhias, rendendo mais de 110 mil horas de funcionamento. A conexão por terminal gira entre 40 Mbps e 220 Mbps, e o updload, entre 8 a 25 Mbps, enquanto a latência é de no máximo, garante, 99 ms. (Com assessoria de imprensa)