Nokia nomeia diplomata para recém-criada Diretoria de Geopolítica

Nokia nomeia diplomata para recém-criada Diretoria de Geopolítica

Nokia cria Diretoria de Geopolítica para enfrentar desafios globais
Nokia desmembra Assuntos Corporativos em diretorias de Comunicações e Geopolítica (crédito: Nokia)

A Nokia anunciou, nesta sexta-feira, 18, mudanças em seu quadro de liderança. A principal delas é a criação da Diretoria de Geopolítica e Relações Governamentais, que será chefiada por Mikko Hautala, ex-embaixador da Finlândia nos Estados Unidos e na Rússia.

A nova diretoria foi criada para substituir o departamento de Assuntos Corporativos, área responsável por proteger e melhorar a reputação da fabricante. Algumas funções serão alocadas na também recém-criada Diretoria de Comunicações.

Em comunicado, a Nokia informou que tomou a decisão de estabelecer a Diretoria de Geopolítica e Relações Governamentais em função do “impacto que a geopolítica tem nos negócios” da empresa. Hautala assume o cargo no dia 1º de novembro. O diplomata ficará baseado em Espoo, na Finlândia, e se reportará ao CEO, Pekka Lundmark.

Hautala foi embaixador da Finlândia na Rússia, de 2016 a 2020, e nos Estados Unidos, de 2020 a 2024, além de ter ocupado vários cargos governamentais, incluindo a posição de conselheiro de política externa do ex-presidente finlandês Sauli Niinistö, que deixou o posto em março deste ano.

“A vasta experiência de Mikko [Hautala], as excelentes redes e o profundo conhecimento da diplomacia internacional serão extremamente valiosos para a Nokia, à medida que os fatores geopolíticos e as políticas governamentais moldam cada vez mais o nosso ambiente operacional”, afirma Lundmark.

Hautala, por sua vez, diz que, atualmente, “as considerações geopolíticas e estratégicas são mais importantes do que nunca” e que “navegar pelo caminho certo nestas condições é exigente”.

Outras mudanças

A Diretoria de Comunicações será chefiada por Louise Fisk. Na Nokia desde 2020, ela assume a nova função de forma imediata. Baseada em Londres, se reportará diretamente ao CEO.

A criação das duas novas diretorias (Geopolítica e Comunicações) ocorre como consequência da saída de Melissa Schoeb, que liderava o departamento de Assuntos Corporativos.

Mudanças também atingem a divisão Nokia Technologies. Jenni Lukander decidiu deixar a empresa no fim de 2024, após 17 anos na companhia. Com isso, Patrik Hammaren, atual diretor de Licenciamento de Tecnologias Sem Fio, assumirá a liderança do braço de licenças e patentes de forma interina.

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV