A Kokedama AI Studio, companhia que nasceu com o objetivo de criar soluções inovadoras para diferentes nichos usando inteligência artificial (IA), acaba de anunciar a chegada de Luis Felipe “Jimmy” Fernandes para assumir o cargo de CEO.
Com passagens por Thoughtworks, onde atuou como diretor, e Itaú, além de uma sólida carreira no mercado de tecnologia e design, o executivo já investia na empresa desde sua fundação e foi convidado para assumir a posição, reforçando sua crença no potencial do estúdio e no mercado de IA.
“A inteligência artificial é uma ferramenta que está transformando diversos setores da economia em todo o mundo. Na Kokedama AI Studio, estamos comprometidos em utilizar a IA para desenvolver produtos inovadores, com o objetivo de trazer benefícios para marcas e consumidores”, afirma o novo CEO.
“Eu e Jimmy nos conhecemos há mais de 10 anos e já trabalhamos juntos em diferentes contextos. A chegada dele à Kokedama marca um novo momento para a empresa, que agora tem a oportunidade de crescer em escala e ampliar seu impacto por meio de soluções baseadas em IA”, explica Guilherme Seabra, fundador da Kokedama AI Studio.
Investidor desde os primeiros dias de atividade da startup, Luis Felipe tem uma vasta experiência no desenvolvimento de negócios e produtos digitais. O executivo criou a consultoria Handmade Design, em 2015, que prestou serviços para grandes marcas, como Santander, Itaú, Nike, iFood, Porto Seguro e Petlove.
Posteriormente, a Handmade foi adquirida pela Thoughtworks, onde Luis Felipe consolidou sua expertise em liderança e inovação como diretor. A trajetória de sucesso construiu sua reputação como um dos principais nomes do mercado de tecnologia do Brasil. A Kokedama é a quarta companhia comandada pelo executivo, que volta a empreender.
Como CEO da Kokedama AI Studio, Luis Felipe irá liderar a missão de viabilizar o modelo B2B2C da empresa, que se baseia em uma estratégia white label, com a criação de produtos de IA adaptáveis a diferentes contextos e verticais. O formato permite que grandes marcas distribuam as soluções do estúdio para seus clientes finais.
“A Kokedama sempre teve um potencial enorme. Por isso, investi desde o início. Agora, com o convite para assumir a cadeira de CEO, estou muito animado em impulsionar o lançamento de novos produtos e expandir parcerias estratégicas, para que possamos realmente criar soluções relevantes e acessíveis, que gerem impacto positivo no dia a dia das pessoas”, comenta Fernandes.
Fundada em 2023, a Kokedama é um estúdio especializado no desenvolvimento de assistentes com inteligência artificial para o WhatsApp. O foco inicial da empresa era ajudar os usuários a praticarem idiomas por meio de conversas em texto e voz. No entanto, a startup já está testando novas soluções em outras áreas.
“Nossos assistentes são projetados para atender às necessidades específicas de cada setor e, por estarem diretamente no WhatsApp, proporcionam uma interação simples e acessível, sem a necessidade de baixar novos aplicativos ou aprender interfaces complicadas”, afirma Seabra.
Para desenvolver as assistentes Emily, focada em conversas em inglês, e Anna, voltada para o aprendizado do idioma alemão, a equipe optou por utilizar alguns dos modelos de IA mais avançados do mercado. Todo o processo de especialização e aprimoramento dessas IAs, que conseguem manter um tom amigável durante as interações e ainda corrigir o usuário de forma sutil, foi realizado em colaboração estreita com educadores e especialistas em idiomas, além do feedback dos próprios usuários, que garantem que as soluções sejam constantemente refinadas para atender melhor às necessidades de quem está aprendendo.
A empresa, que está atualmente estruturando uma rodada de financiamento seed, planeja expandir suas operações e desenvolver novas soluções, algumas delas com alcance global.
A Kokedama projeta um faturamento de R$ 4,8 milhões no próximo ano, com 25% dessa receita vindo dos produtos de idiomas e os demais com os novos serviços que já estão em fase de testes.