O assistente virtual Copilot, da Microsoft, agora pode ser acessado pelo WhatsApp. O robô funciona como um contato, com quem o usuário pode conversar no mensageiro. Dá para fazer os mesmos pedidos que nas outras plataformas em que o robô está disponível.
A novidade foi liberada nesta terça (dia 01/10), com outros anúncios feitos pela Microsoft sobre sua inteligência artificial. O Copilot vai contar com recursos de voz e entender o que está na tela do usuário, por exemplo.
Antes do WhatsApp, o Copilot ficou disponível no Telegram em maio de 2024. Algumas das limitações parecem ter sido superadas: a versão para WhatsApp não tem limite de prompts e é capaz de lidar com imagens.
Copilot gera textos e imagens no WhatsApp
Ao acessar a página da Microsoft e clicar no botão de testar, o usuário é levado até o WhatsApp. No app, ele começa uma conversa com o Copilot, que dá um menu com ideias para começar o bate-papo.
As opções estão em inglês, mas elas são apenas sugestões. É possível ignorá-las e partir direto para o português, fazendo o pedido desejado.
O Copilot pode gerar imagens diretamente no WhatsApp, como acontece nos aplicativos e na versão web. Ele também responde a perguntas e ajuda com diversas tarefas envolvendo texto, como escrita, revisão e organização.
Infelizmente, o Copilot tem uma lacuna: ele não é capaz de transcrever áudio. Isso coloca a IA da Microsoft em desvantagem a outros chatbots disponíveis também no WhatsApp. Um deles é a LuzIA, que usa modelos da OpenAI e pode transformar mensagens de voz em texto.
Outro rival que o Copilot terá que enfrentar é a própria Meta. A empresa conta com a Meta AI embarcada no WhatsApp e no Instagram. Ela é capaz de conversar com os usuários usando voz e texto, além de gerar imagens. Por enquanto, o recurso não está disponível no Brasil.