A Anthropic, empresa de IA criadora do Claude, divulgou nesta terça-feira (22) que a nova versão da sua IA será capaz de utilizar o computador do usuário. O recurso está disponível em beta do LLM Claude 3.5 Sonnet, que também foi atualizado hoje. A ferramenta se assemelha ao polêmico Windows Recall, recurso de IA da Microsoft que monitorava a tela para auxiliar em tarefas.
O recurso chamado de “uso de computador” pela Anthropic foi revelado pela empresa em seu site. Desenvolvedores podem acessar a API da ferramenta e programar o Claude para usar o computador “como uma pessoa comum”. A IA é capaz de “olhar” a tela, controlar o mouse e digitar.
Já existem pessoas testando a ferramenta?
Na notícia publicada pela Anthropic, a empresa explicou que algumas companhias já estão utilizando o uso de computador do Claude. Asana, Canva e DoorDash são alguns exemplos dado pela Anthropic. Curiosamente, a Amazon, maior investidora da empresa de IA, não está nos testes.
A Replit, empresa de desenvolvimento de software, explicou que está testando a ferramenta como um avaliador de aplicativos. Basicamente, a IA fará um feedback da criação do app. No caso do Canva, a ideia é que o Claude auxilie no processo de produção e edição de imagens.
A Anthropic destaca que o recurso ainda apresenta falhas e erros. Ao liberar esse beta, a empresa espera acelerar rapidamente a capacidade do recurso. Um dos problemas é que o funcionamento dele, fazendo capturas de tela, pode deixar escapar notificações e outras ações.
Além de visualizar a tela, o usuário também pode pedir que o Claude abra arquivos e utilize o conteúdo para a criação e preenchimento de outros arquivos — como pegar uma lista do Word e gerar uma tabela.
Um Windows Recall da Anthropic?
O novo recurso do Claude se assemelha ao Windows Recall, a ferramenta de IA da Microsoft que visualizava a tela do usuário para auxiliar em tarefas. Porém, a proposta do Claude vai mais longe. Essa tecnologia pode ser alvo de ataques de prompt nas versões web, causando problemas como compra de itens falsos ou atuando para prejudicar o usuário.
Imagine então o problema de uma IA com acesso total ao seu computador e arquivos? A Anthropic reconhece esse risco, mas afirma que esses testes permitirão encontrar falhas e suas soluções. A empresa destaca que é melhor dar acesso aos computadores com as IAs de hoje, já que elas são mais limitadas e mais seguras.
Com informações: TechCrunch
IA Claude será capaz de usar o seu computador e ver o que você faz