A Google vai modificar a estrutura do “Visão geral criada por IA”, o resultado exibido no buscador que é feito de forma automática pelo Gemini com base em sites bem ranqueados. A novidade é a presença de anúncios nesse espaço.
Em casos bem específicos, a Google vai implementar uma área ao final do conteúdo feito pela IA generativa para sugerir produtos que estejam ligados aos termos pesquisados. A publicidade não vai atrapalhar o texto em si, já que é listado apenas abaixo do resumo e sinalizado por um aviso de “Patrocinado”.
Os produtos em destaque no resumo.Fonte: Google
Se você buscar formas de tirar manchas de roupa, por exemplo, o modelo de linguagem Gemini vai entregar o resumo dos resultados encontrados nas primeiras páginas ranqueadas e, em seguida, listas alguns produtos que podem efetivamente ajudar na limpeza.
Nem todas as pesquisas gerarão produtos patrocinados, já que você precisa inserir algum termo que esteja relacionado a um item específico para o anúncio aparecer. Os produtos são todos já cadastrados no Google Ads e aparecem normalmente também na aba Shopping.
Os planos de Google para a IA
Chamado de AI Overview no original em inglês, o recurso já está disponível no Brasil desde o último mês. Porém, por enquanto, aqui os resultados patrocinados ainda aparecem no topo da tela e não abaixo das respostas automáticas.
Fora os anúncios na busca, a Google também confirmou que vai começar a exibir publicidade nos resultados do Google Lens. Ao pesquisar algo enquadrado pela câmera do celular, caso o objeto seja um produto comercializado, a plataforma agora vai indicar onde adquirir ele na hora com base em busca reversa por imagem.
Os anúncios também aparecerão no Google Lens.Fonte: Google
Apesar de estar cada vez mais envolvida com recursos de IA, a Google também sofre algumas críticas pelo uso do serviço. O próprio AI Overview já foi denunciado por dar respostas imprecisas, incorretas e até mesmo perigosas.