A Futurecom 2024, o maior evento de telecomunicações da América Latina, destaca uma oportunidade inédita para os provedores regionais de internet (ISPs) entrarem no lucrativo mercado de telefonia móvel. Atualmente, os ISPs controlam a maior infraestrutura de backbone do país, mas permanecem fora do mercado móvel, um setor responsável por grande parte das receitas de telecomunicações no Brasil.
Para Edson Kehl, CEO da KDM Internet, de Santa Helena, PR — cidade com menos de 30 mil habitantes, mas com atuação em 8 municípios que somam 100mil habitantes —, a telefonia móvel é o próximo passo natural para provedores que já dominam a entrega de internet de alta qualidade. “Oferecer serviços móveis em comunidades menores não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade para acompanhar a demanda crescente por conectividade em áreas que ainda são mal atendidas pelas grandes operadoras”, afirma Kehl.
Conforme demonstrado em estudos recentes, a cobertura móvel no Brasil abrange apenas 20% do território nacional, deixando vastas áreas descobertas, especialmente em municípios com menos de 50 mil habitantes. Esse cenário abre espaço para que os provedores regionais ofereçam soluções integradas de internet e telefonia móvel, expandindo seus serviços e aumentando suas receitas.
Tiago Guimarães Barros, CEO da Plusnet em Foz do Iguaçu, PR — cidade com circulação mensal superior a 500 mil pessoas — reforça a importância de incluir a telefonia móvel no portfólio. “A mobilidade permite que nossa base de clientes seja mais fiel, além de ampliar as oportunidades de negócio. Estamos no centro de uma área estratégica e, com a entrada no mercado móvel, poderemos competir diretamente com as grandes operadoras, oferecendo uma experiência mais personalizada.”
Tá Telecom facilita a expansão dos ISPs para a telefonia móvel
A Tá Telecom oferece aos provedores regionais uma solução completa para que lancem serviços de telefonia móvel sem a necessidade de altos investimentos em infraestrutura. “Os provedores regionais já possuem a estrutura necessária. Agora, com o suporte certo, eles podem expandir seus negócios e transformar a conectividade no Brasil”, destaca Rudinei Gerhart, CEO da Tá Telecom.
Com a adoção de tecnologias emergentes como redes privativas e a virtualização do core, os ISPs podem lançar serviços móveis de forma rápida e eficiente, mantendo suas marcas e relações com os clientes.
A Futurecom 2024 proporciona um espaço ideal para que os provedores explorem essas oportunidades, que não apenas preenchem lacunas de cobertura, mas também melhoram a qualidade de vida nas regiões mal atendidas.
Sobre a Tá Telecom
A Tá Telecom é uma empresa líder em soluções tecnológicas de telecomunicações, oferecendo suporte para provedores regionais expandirem seus serviços para o mercado de telefonia móvel.
Conheça a solução: https://www.tatelecom.com.br/corporate/
Contato:
0800 676 7600
e-mail: [email protected]
mensagem: https://www.tatelecom.com.br/contato/
Saiba mais: https://www.tatelecom.com.br