A Elea Data Centers, plataforma de data centers sustentáveis com a maior capilaridade do Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 2, uma parceria com o DE-CIX, uma das principais plataformas de interconexão do mundo, para hospedar seus primeiros Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) ou Internet Exchanges (IXs) no Brasil e na América do Sul. Eles serão implantados nos data centers da Elea em São Paulo (SPO1) e no Rio de Janeiro (RJO1), atendendo seus clientes, o ecossistema de operadoras e outros sites da Elea remotamente.
O DE-CIX brasileiro está previsto para entrar em operação no início de 2025 e será integrado ao ecossistema global do DE-CIX, fornecendo uma plataforma de interconexão segura e de alto desempenho para provedores de serviços de Internet (ISPs), redes de entrega de conteúdo, operadoras de rede, provedores de serviços em nuvem e empresas de todos os portes. A crescente integração de provedores de serviços de nuvem no Brasil – com AWS, Microsoft e Oracle, entre outros, já presentes ou planejando sua entrada no mercado – será enriquecida pelo acesso a zonas de disponibilidade de nuvem em todo o mundo e pela possibilidade de as redes corporativas se conectarem diretamente às nuvens por meio do DE-CIX Cloud Exchange.
A Elea dispõe da maior capilaridade de infraestrutura de TI do Brasil, com nove data centers distribuídos em cinco das principais metrópoles do país, o que a torna o único provedor de colocation com tamanha cobertura geográfica. Os sites da Elea operam com energia 100% renovável e uma infraestrutura digital robusta para atender às crescentes necessidades de nuvem, Inteligência Artificial (IA) e clientes corporativos em escala global, mantendo a missão de sustentabilidade e respeito ao planeta.
“A parceria fortalece a posição da Elea como a principal plataforma neutra de data centers na América do Sul, proporcionando interconexão automatizada, peering de alta velocidade e baixa latência. Os IXs brasileiros do DE-CIX serão incorporados à plataforma interligada da Elea, que já conta com acesso ao IX nacional, o IX.br. Estamos animados em trazer os primeiros IXs do DE-CIX para o Brasil e América do Sul”, afirma Alessandro Lombardi, Chairman da Elea Data Centers. “Essa união eleva a qualidade dos nossos serviços e reforça nosso compromisso com uma infraestrutura digital neutra e avançada”.
“O DE-CIX tem o orgulho de levar nosso portfólio completo de serviços de interconexão de alto desempenho para as instalações da Elea Data Centers em São Paulo e no Rio de Janeiro. Isso apoiará a contínua transformação digital da economia brasileira”, completa Ivo Ivanov, CEO do DE-CIX. “ISPs e empresas podem aproveitar as oportunidades de interconexão local, regional e internacional, especialmente com os EUA e o sul da Europa, para alcançar conteúdo, clouds e outras redes que ainda não estão presentes no Brasil. O DE-CIX é a primeira operadora de IX no país a oferecer uma gama completa de serviços de interconexão e conectividade em nuvem de nível empresarial. Essa é uma etapa empolgante na evolução do Brasil, e estamos orgulhosos de fazer parte dela com nossa valiosa parceira Elea Data Centers.”
Com uma população de mais de 215 milhões de habitantes e uma taxa de penetração da Internet de 81%, o Brasil possui um dos maiores mercados de nuvem e conteúdo da América Latina. O país está testemunhando uma presença cada vez maior de data centers e um mercado digital em rápido crescimento. Situado estrategicamente ao longo das rotas de cabos submarinos entre Europa, América do Norte e América do Sul, o Brasil está em uma posição ideal para aproveitar a densidade e a diversidade da rede em todo o mundo. Esse posicionamento permite que conteúdos, aplicativos e nuvens sejam localizados de forma eficiente para atender à crescente demanda por conectividade de baixa latência. Embora São Paulo seja tradicionalmente o principal local de data center do Brasil, outras cidades, como o Rio de Janeiro, estão emergindo como hubs importantes, com investimentos significativos sendo feitos na construção de instalações de última geração para atender às necessidades de nuvem e IA.