O TikTok, popular rede social de vídeos curtos, se tornou uma febre mundial. E diferente do Instagram, ele conta com um programa de monetização onde a própria plataforma paga um determinado valor para seus criadores de conteúdo.
Além disso, é possível faturar uma grana extra de outras formas. Através de vídeos patrocinados, ou, fazendo lives e ganhando recompensa de seus espectadores. Para isso, é preciso ter mais de 18 anos e atender a alguns requisitos mínimos de seguidores.
Quer aprender a lucrar com a plataforma? Então vamos te mostrar como monetizar o TikTok e faturar uma renda extra. Confira!
- Confira também: Quanto o TikTok paga aos criadores de conteúdo por visualização?
1. Programa Marketplace de Criadores do TikTok
Requisitos para ingressar no programa
- 10 mil seguidores ou mais;
- Mínimo de 1000 mil visualizações nos últimos 28 dias;
- Mais de três vídeos publicados nos últimos 30 dias;
- Ter mais de 18 anos;
- Ter apenas vídeos de produção original em sua conta no TikTok;
- Seguir as melhores práticas e diretrizes da comunidade.
O TikTok Creator Marketplace é um recurso que está dentro da rede social para unir marcas e criadores de conteúdo. Com eles, é possível colaborar com empresas em campanhas promocionais e ganhar permuta em cima delas.
Ela funciona da seguinte forma: habilitando a opção no seu perfil do TikTok, você se coloca à disposição para receber propostas de marcas, dentro da própria plataforma. Se a empresa estiver interessada em colaborar com você, será enviado um convite por meio de notificações no aplicativo.
O Programa Marketplace de Criadores do TikTok permite que você ganhe dinheiro fazendo parceria com marcas dentro da plataformaFonte: TikTok
Ao abrir essa notificação, você poderá visualizar todos os detalhes da campanha, como o tipo de conteúdo, assunto, etc. Caso tenha interesse, é preciso compartilhar suas informações de contato para que a marca possa enviar os documentos necessários, como contratos e outras informações.
Caso tenha chegado em um acordo, o próximo passo é produzir o vídeo dentro do que foi combinado na parceria, como tema, vestimentas, localidades, linguagem utilizada, etc.
Assim que o conteúdo estiver pronto, a marca precisa aprová-lo para que então seja publicado posteriormente. Depois disso, você pode acompanhar dados de audiência e outras informações, assim como a empresa parceira.
Você mesmo pode fazer os seus vídeos em parceria com marcas dentro do TIkTokFonte: GettyImages
2. Programa Criativo Beta do TikTok
Qual tipo de conteúdo válido?
- Vídeos com mais de 1 minuto;
- Vídeos originais;
- Criação de alta qualidade com edição e filmagem de boa definição.
Requisitos para ingressar no programa:
- Mais de 10 mil seguidores;
- Mais de 100 mil visualizações nos vídeos dos últimos 30 dias;
- Ter mais de 18 anos.
O Programa Criativo do TikTok é um incentivo para que criadores de conteúdo publiquem vídeos na rede social. Caso eles atendam os requisitos citados anteriormente, é possível monetizar o seu conteúdo que atingir mais de mil visualizações. Você poderá ver suas recompensas em até três dias após a publicação.
Assim como outras redes, o TikTok paga pelas visualizações dos seus vídeosFonte: TikTok
Entretanto, é preciso que esse mesmo vídeo atenda as políticas de uso da rede social. Além disso, os conteúdos criados não devem apresentar baixa definição, nem infringir normas do TikTok, como violência explícita, conteúdo sexual, plágio, etc.
3. Presentes em lives e vídeos
Para aqueles cujo perfil no TikTok permite fazer transmissões ao vivo, é possível também ganhar dinheiro com recompensas dadas por espectadores.
Isso acontece da seguinte forma: durante a sua live, quem está assistindo pode enviar moedas ou outros símbolos da rede social, que posteriormente podem ser trocados por dinheiro real.
E para ganhar esses prêmios, é preciso interagir com seu público, fazendo com que eles se interessem pelo seu conteúdo e enviem os presentes.
Você pode trocar presentes recebidos por moedas virtuais que por sua vez valem dinheiro realFonte: TikTok
Por fim, vale ressaltar que durante as lives não é permitido violar as políticas de uso do TikTok. Caso contrário, a transmissão poderá ser suspensa e você pode até mesmo ter o seu perfil desativado.
Também é importante lembrar que contas de partidos ou de políticos não podem participar do programa de monetização das lives.
4. Vídeos patrocinados
Uma estratégia bem comum e adotada em praticamente todas as redes sociais é a de vídeos patrocinados. Diferente do Programa Marketplace de Criadores do TikTok, você mesmo pode fazer toda a negociação, sem haver um envolvimento da rede social no processo.
Eles funcionam da seguinte maneira: uma marca paga um valor acordado para que você possa fazer uma propaganda dela no seu perfil na rede social. Esse conteúdo pode ser algo criado tanto pelo próprio usuário, como também pela empresa – via agência, por exemplo.
Embora essa também seja uma estratégia que exija um alto número de seguidores, o que mais prevalece nesse caso é o engajamento. Ou seja, é preciso que o número de impressões do conteúdo do perfil também chamem atenção.
Você pode fazer acordo com empresas para que elas paguem por vídeos patrocinados em seu perfilFonte: GettyImages
Para isso, é necessário preparar um bom Media Kit para mostrar seus números para as marcas e assim mostrar que, mesmo com poucos seguidores, você consegue ter um alto alcance dos seus conteúdos postados.
5. Marketing de afiliação
Outra estratégia comum para ganhar dinheiro no TikTok é por meio de parcerias com marcas. É possível promover produtos e serviços de empresas via links de afiliados em seus vídeos. Quando seus seguidores compram algo através desses links, você recebe uma comissão sobre a venda.
Vale lembrar que esta estratégia é mais eficaz quando você recomenda produtos que se alinham com seu nicho e que seu público confia.
- Fique por Dentro: Como funcionam as batalhas em lives no TikTok?
Agora que você já sabe diversas formas de ganhar dinheiro com o TikTok, basta usar a criatividade para produzir seus conteúdos ou investir um bom tempo na divulgação da rede social e no consumo dos vídeos curtos dentro da plataforma. Até a próxima!
****
Matéria atualizada por Douglas Vieira, no dia 04/10/2024.