O Windows 10 deixará de ser suportado pela Microsoft daqui a um ano. Com isso, muita gente que tem um PC com esse sistema operacional está se perguntando sobre o que fazer. A própria Microsoft tem uma recomendação, mas ela pode não ser agradável: compre um computador que rode o Windows 11.
Essa orientação apareceu recentemente nesta página de ajuda da Microsoft. Na pergunta “quais opções eu tenho para continuar tendo suporte para o Windows?” (em tradução livre), a Microsoft recomenda a compra de um PC novo com Windows 11:
O Windows 11 é a versão mais atual do Windows. Se você tem um PC antigo, nós recomendamos que você mude para o Windows 11 comprando um novo computador. O hardware e o software melhoraram muito, e os computadores de hoje são mais rápidos, poderosos e seguros.
Na mesma resposta, a Microsoft sugere, como alternativa, que o usuário instale o Windows 11 em seu computador atual. No entanto, isso só é possível se a máquina atender aos requisitos de hardware do Windows 11. Se você tem um computador fabricado antes de 2017, é pouco provável que ele seja compatível.
Na última parte da resposta, a Microsoft recomenda o uso do Windows 10 como uma terceira alternativa, mas lembra que o sistema operacional deixará de ser suportado em 14 de outubro de 2025.
Depois disso, você ainda poderá continuar utilizando o Windows 10, mas o sistema operacional não receberá mais atualizações funcionais e de segurança.
Para completar, não há nenhum sinal de que a Microsoft irá ampliar o prazo de suporte ao Windows 10, até porque esse sistema operacional está há dez anos no mercado.
Alternativas que a Microsoft não menciona
Uma opção que a Microsoft não mencionou, por motivos óbvios, é a instalação de uma distribuição Linux. Distribuições como os vários “sabores” do Ubuntu e o Linux Mint são bastante amigáveis, inclusive para usuários pouco familiarizados com a tecnologia.
Mas há quem não se adapte a essa mudança, principalmente quando a pessoa usa softwares no Windows 10 que não estão disponíveis para Linux.
Outra opção, então, consiste em “forçar” a instalação do Windows 11 em um PC sem TPM 2.0 ou que não atenda a outros requisitos do sistema operacional.
Mas não há garantias de que essa alternativa funcione. Além disso, a própria Microsoft vem agindo para dificultar a instalação do Windows 11 em máquinas não compatíveis.
Com Windows 10 perto do fim, Microsoft recomenda compra de PC novo