O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta segunda-feira, 21, a aprovação de um financiamento no valor de R$ 35,7 milhões para projeto da Quality Digital de desenvolvimento de soluções estratégicas de inteligência artificial (IA) para atender demandas de diversos setores. O projeto foi selecionado no âmbito do programa Mais Inovação, voltado para transformação digital, utilizando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
De acordo com o BNDES, o plano de inovação da Quality Digital contempla o desenvolvimento de duas plataformas digitais:
- QAI Decipher – P&D que visa simplificar a análise e extração de dados de documentos complexos; e
- QAI Stockpile Manager – P&D que, por meio do uso de tecnologia de inteligência artificial (Deep Learning), RPA (Remote Process Automation) e APIs (Application Programming Interfaces), busca métodos mais eficazes e confiáveis para medição de estoques em 3D a céu aberto.
A empresa busca atender demandas dos setores financeiro, varejo, indústria e mineração.
“Nos setores financeiro, bancário, varejo e indústria, a iniciativa tem como objetivo otimizar processos que envolvem casos de uso como operação de câmbio, contratos de financiamento, processos de governança e auditoria, gestão de investimentos, processos de backoffice, entre outros”, exemplifica a instituição.
Já no setor de mineração, as possibilidades de aplicação da inovação permitem: mensurar as dunas (pilhas) de matérias acumuladas sob diferentes condições de armazenagem, a qualquer momento, com o uso de drones com visão computacional embarcada; monitorar as informações de volumes transportados; e tomar decisões de movimentação de estoque usando um dashboard prescritivo.
Em nota divulgada pelo BNDES, o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do banco, José Luís Gordon, destaca que a iniciativa está alinhada à Nova Indústria Brasil. “Os recursos do BNDES Mais Inovação serão fundamentais para o desenvolvimento de novas soluções na plataforma tecnológica da companhia, baseadas em inteligência artificial. Além disso, os investimentos possibilitarão a manutenção e criação de empregos qualificados, ganhos de competitividade e melhoria de processos para a empresa e seus clientes”, explicou.
Rodrigo Torres, CFO da Quality Digital, destacou que “o suporte do BNDES é crucial para que empresas brasileiras possam inovar e competir no mercado global de TI. O financiamento do BNDES nos dá a oportunidade de acelerar nossos projetos de inovação, garantindo que a Quality Digital continue a ser uma referência em soluções conectadas aos negócios dos nossos clientes”.
Com informações do BNDES*