A Asus anunciou nesta quinta-feira (17) o lançamento do Zenbook S 14 para o mercado brasileiro. O laptop é equipado com o Intel Core Ultra 7, processador Intel para AI PCs, dispositivos que atendem as especificações da Microsoft para executar nativamente tarefas de IA. Por conta disso, o Zenbook S 14 também possui uma tecla dedicada para o Copilot, a IA generativa da Microsoft.
O novo notebook da Asus é mais um modelo da marca a usar o material Ceraluminium, desenvolvido pela própria empresa. O Ceraluminium é um material que mistura cerâmica e alumínio (o nome é a mistura desses dois componentes), prometendo mais resistência ao laptop — principalmente contra arranhões. Além deste modelo, o Zenbook S 16 também adota o material na sua tampa
Zenbook S 14 tem potência para tarefas de IA?
O Intel Core Ultra 7 que equipa o Zenbook S 14 possui uma NPU de 47 trilhões de operações por segundo — ou 47 TOPS. Para ser considerado um AI PC e compatível com a plataforma Copilot+, a NPU precisa fornecer pelo menos 40 TOPS.
O Zenbook S 14 tem ainda 32 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento (bem acima dos valores mínimos de 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento exigidos pela Microsoft). Ele não conta com GPU dedicada.
A tela do Zenbook S 14 mede 14 polegadas e tem painel OLED. O display suporta resolução 2,8K, tem taxa de atualização variável de 120 Hz e HDR. O sistema de áudio utiliza quatro alto-falantes da Harman Kardon, além de ter suporte para Dolby Atmos.
Outro elemento que o Zenbook S 14 adota do Zenbook S 16 é o amplo touchpad. Ele mede 16 cm de largura, que é praticamente metade da parte inferior do laptop. O touchpad também suporta os atalhos nas laterais, que permite controlar o volume e brilho da tela.
O Zenbook S 14 possui entrada HDMI 2.1, duas portas Thunderbolt 4, USB 3.2 Gen 2 Tipo A e entrada para fone e microfone. Na parte de conexão, há Bluetooth e Wi-Fi 6E.
Veja nosso hands-on com o Zenbook S 16
Asus Zenbook S 14 estreia Intel Core Ultra de 2ª geração no Brasil