Anatel exigirá que celulares tenham 4G ou 5G para serem homologados

Anatel exigirá que celulares tenham 4G ou 5G para serem homologados

Logotipo da Anatel com cidade no fundo
Anatel exigirá 4G para homologar equipamentos móveis (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Anatel deu um novo passo para viabilizar o desligamento de padrões móveis antigos. A agência atualizou os requisitos para homologação de smartphones e outros terminais que se conectam às redes celulares: somente serão certificados equipamentos aptos a funcionar com tecnologia 4G ou superior.

A exigência foi feita por meio de um ato normativo. Equipamentos compatíveis com 2G ou 3G continuarão a ser homologados, desde que também tenham suporte ao 4G ou tecnologias superiores. De acordo com a Anatel, o objetivo é evitar que os dispositivos certificados deixem de funcionar quando as operadoras desativarem as redes legadas.

A medida passa a valer a partir de 6 de abril de 2025; até lá, fabricantes poderão continuar homologando equipamentos com 2G e 3G. A agência esclarece que a normativa não afeta dispositivos já certificados e utilizados no Brasil, e esse tipo de produto poderá manter suas certificações sem necessidade de cumprir os novos requisitos.

Outro detalhe importante é a exigência da tecnologia VoLTE, que permite fazer chamadas de voz utilizando redes 4G. O artigo 4.6 do ato normativo diz:

“Os telefones móveis devem ter suporte e estar habilitados para o estabelecimento de chamadas de voz por meio da tecnologia VoLTE (Voice over LTE), incluindo chamadas de emergência, e para troca de SMS sobre IMS (IP Multimedia Subsystem).”

Chamada via VoLTE indica uso de voz HD
Tecnologia VoLTE será obrigatória para homologação (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

É muito difícil ver algum smartphone homologado atualmente que não tenha suporte ao 4G, e por isso essa determinação pode não fazer muito sentido para a maioria das pessoas. No entanto, há um grande mercado de equipamentos de Internet das Coisas, como rastreadores veiculares, sensores e máquinas de cartões de crédito que funcionam apenas com 2G ou 3G.

Ainda não há cronograma para desligamento do 2G e 3G

O Brasil ainda engatinha na discussão sobre o desligamento de padrões antigos, enquanto diversos países já declararam o fim do 2G e do 3G. A agência esclarece que barrar as homologações de equipamentos sem compatibilidade com redes modernas não indica que esse processo irá acontecer.

A Anatel informa que as transições de tecnologia serão definidas pelas próprias operadoras de telefonia móvel, e ocorrerão com acompanhamento da agência para evitar prejuízos aos consumidores dos serviços.

O desligamento do 2G e 3G é importante para melhoria de tecnologias mais modernas, como 4G ou 5G. As operadoras poderão reaproveitar o espectro atualmente ocupado por padrões antigos. Atualmente, TIM e Vivo têm um acordo para consolidar a rede 2G em alguns municípios, permitindo o desligamento do sinal por uma das teles.

Torre de telefonia celular. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Cobertura do 4G supera 2G e 3G (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

No Brasil, 72,7% dos terminais móveis são compatíveis com tecnologia 4G, enquanto apenas 7,6% possuem suporte para redes 2G e 7,1% para redes 3G. O 5G já é o segundo padrão mais utilizado, com 12,7% dos smartphones.

Falando de cobertura, o 4G já é maior que os padrões mais antigos. Claro, TIM e Vivo oferecem sinal LTE em mais municípios do que 3G e 2G. Um grande desafio para a Claro é expandir o VoLTE, visto que a tele disponibiliza a tecnologia apenas para usuários do pós-pago puro, deixando de lado clientes com plano controle e pré-pago.

Anatel exigirá que celulares tenham 4G ou 5G para serem homologados

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira