A Alares, operadora de telecomunicações sediada em São Paulo que oferece serviços de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming e telefonia fixa, anuncia que completou a aquisição da Azza Telecom. A Anatel, último órgão regulador que precisava opinar, deu aval em 12 de setembro. O valor pago é de R$ 188 milhões.
Com a compra, a Alares expande sua presença no estado de São Paulo, chegando a cidades como Sorocaba, Iguape, Ibiúna, Ilha Comprida, Registro, Itupeva, Monte Mor, Taboão da Serra, entre outras. A empresa se torna o 4° maior ISP (internet service provider) do estado, com mais de 320 mil assinantes em cidades paulistas, atrás de Desktop, Giga+ e Vero. Compete também com as grandes operadoras Claro e Vivo.
O CEO da Alares, Denis Ferreira, aponta que o processo de integração das duas empresas será conduzido de forma ágil, mas cuidadosa, mantendo o foco no cliente, o respeito pelos colaboradores e a perspectiva de rentabilidade do negócio.
“Estamos prontos para iniciar imediatamente os trabalhos de integração em todas as frentes: recursos humanos, sistemas, metodologias, portfólio e, por fim, a marca. Há um ano, adquirimos a Webby Internet, também no interior de São Paulo, e finalizamos o processo de integração de forma rápida, eficiente e com geração de valor para as operações combinadas. Usaremos a mesma abordagem com a Azza”, afirma.
Ele diz que a expectativa é que a marca Azza deixe de existir em meados de 2025, após completada a integração de todos os sistemas (ERP, CRM, call center etc). Também no curto prazo, espera colher todas as sinergias do negócio: “Mapeamos 587 atividades [que podem resultar em sinergias]. O objetivo é colher 80% dessas sinergias em seis meses, e 100% em 9 meses”, acrescenta.
A conclusão do negócio representa um passo importante na estratégia de crescimento da Alares, reforça sua posição como protagonista na consolidação do mercado de Banda Larga brasileiro e demonstra sua capacidade em adquirir e integrar ISPs relevantes com rapidez e eficiência.
Ferreira fala que a Alares segue em busca de novas aquisições. “Há ainda muito espaço e oportunidades no mercado para crescimento orgânico e inorgânico, e temos tido todo apoio do nosso fundo investidor, o Grain Management”, observa.
A Azza faz parte das dezenas de aquisições da empresa e todas as compras anteriores já foram integradas em sua totalidade, de modo que a Alares opera com sistemas, processos e organização unificada, dentro de uma estratégia nacional. O foco é garantir maior eficiência operacional e uma experiência cada vez mais positiva do cliente com a Alares.
“Com a conclusão, adicionamos mais 136 mil assinantes e aproximadamente 630 colaboradores em nosso time e, unindo nossas estruturas, os assinantes vão se beneficiar de uma rede mais ampla, robusta e com altos padrões de qualidade de produtos e serviços. Expandiremos rapidamente o portfólio de produtos e SVAs da Alares para os assinantes da Azza. Queremos também acelerar a Alares Empresas, no segmento B2B da região”, reforça Denis.
Com a aquisição, a operadora passa a atender mais de 770 mil assinantes, em 228 cidades de 7 estados, sendo líder em 40% das cidades que atua, e vice-líder em outras 24%. Além disso, a empresa passa a contar com 126 lojas próprias, que garantem a proximidade e conveniência no atendimento a seus clientes.
O perfil da Alares com a Azza:
- Atuação: 7 estados (SP, MG, BH, PB, RN, CE e PR)
- 228 cidades (180 Alares + 48 Azza)
- Colaboradores: Aprox. 2.700 (2.100 Alares + 630 Azza)
- 126 lojas (96 Alares + 30 Azza)
- Base de clientes: 775 mil (639 mil Alares + 136 mil Azza)
- Home Passed: 3,3 milhões (2.5 milhões Alares + 836 mil Azza)