TikTok bane contas associadas a agências de notícias da Rússia

O TikTok removeu contas associadas a agências de notícias russas da plataforma. A suspensão aconteceu por suposto envolvimento em “campanhas de influência” proibidas na rede social.

A decisão foi comunicada no “US Elections Integrity Hub”, página que reúne todas as novidades relacionadas aos esforços para a manutenção da integridade eleitoral dos Estados Unidos.

As contas removidas eram associadas a Rossiya Segodnya e TV-Novosti, que atualmente gerenciam o Sputnik e a RT.

Segundo o TikTok, as contas estavam envolvidas em campanhas de influência.Segundo o TikTok, as contas estavam envolvidas em campanhas de influência.Fonte:  GettyImages 

Segundo o TikTok, o conteúdo das páginas não aparecia no feed “Para você” com a devida identificação de vínculo estatal. Além disso, as publicações dos perfis tiveram alcance restrito na Europa. Contudo, agora as contas foram permanentemente banidas, e não devem aparecer em qualquer lugar do mundo.

No comunicado, o TikTok não deu exemplos específicos de como os veículos foram utilizados para divulgar notícias tendenciosas ou que tentam influenciar as eleições norte-americanas. Porém, o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e o FBI afirmaram para a mídia que o governo russo produziu conteúdo com IA relacionado à eleição dos EUA.

Conteúdo falso sobre candidatos à presidência dos EUA

De acordo com as autoridades, a maior parte do conteúdo eram textos, imagens e áudios que buscavam depreciar a atual vice-presidente e o Partido Democrata.

Em 16 de setembro deste ano, a Meta também baniu contas de meios de comunicação associados ao governo da Rússia. A plataforma justificou a decisão por “atividade de interferência estrangeira” — similar à motivação do TikTok.

A Microsoft também constatou a circulação de conteúdo tendencioso partindo de grupos russos. A empresa alertou que mais material seria compartilhado pela internet à medida que a eleição se aproxima, incluindo algumas produções sintetizadas por IA.

Tags

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV