Estudo realizado pela Equifax | BoaVista aponta um aumento em agosto de 66% nas tentativas de fraudes no e-commerce, em comparação ao mês de julho de 2024. A pesquisa faz parte do Indicador Mensal de Fraude, lançado em setembro e que passa a ser divulgado todos os meses pela companhia.
Especialista em desenvolver soluções que ajudam e-commerces e meios de pagamento a combater fraudes em todas as etapas do processo de compras online, a Equifax | BoaVista informa que seus produtos antifraudes evitaram um prejuízo de aproximadamente R$ 833 milhões no comércio eletrônico.
Os dados indicam que o ticket médio das tentativas de fraudes reduziu em 59% em comparação ao mesmo período do ano anterior com o uso da ferramenta. Este percentual evidencia que os fraudadores podem mudar de estratégias para tentar driblar os sistemas antifraudes – neste caso, buscaram por produtos de valores menores.
No cenário nacional, o estudo revela que 25% das tentativas de fraudes ocorreram no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo – este último estado concentra a maior parte delas. Em contrapartida, Acre, Amapá e Roraima são os estados com menor índice de fraudes, com 0,20%.
Outro dado importante do estudo está relacionado aos dias em que ocorrem a maior parte das fraudes, cerca de 35% foram às quintas e sextas-feiras, entre 11h e 15h. Em contrapartida, os finais de semana, principalmente os domingos, são os dias com menos tentativas de fraudes no e-commerce.
“De forma geral, notamos que os fraudadores seguem atuando nos mesmos dias e horários na comparação mês a mês. No entanto, apesar do ticket médio ter sido menor em agosto, a incidência de roubo e furto de celulares no Brasil continua muito alta, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Isso pode ter contribuído com o maior índice de tentativas de fraude, afinal, com os dados do consumidor em mãos, eles conseguem aplicar golpes com mais facilidade”, afirma Pedro Tavares, Superintendente de Produtos Antifraude da Equifax l BoaVista.