SpaceX suspende lançamentos após problema com Falcon 9 em missão tripulada

SpaceX suspende lançamentos após problema com Falcon 9 em missão tripulada

Um foguete Falcon 9 lança a missão de astronautas Crew-9 da SpaceX para a Estação Espacial Internacional em 28 de setembro de 2024. (Crédito da imagem: SpaceX)

A SpaceX suspendeu temporariamente os lançamentos do foguete Falcon 9 após um problema ocorrido durante a missão tripulada Crew-9, que transportava astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). O incidente ocorreu no último sábado (28), quando, após o lançamento bem-sucedido dos tripulantes, o segundo estágio do foguete não conseguiu pousar na área-alvo no oceano, embora tenha retornado com segurança.

O Falcon 9 é amplamente considerado um dos foguetes mais confiáveis da SpaceX, com uma baixa taxa de falhas. Entretanto, nos últimos meses, alguns problemas isolados têm chamado atenção. A SpaceX informou que o segundo estágio sofreu uma “queima de desorbitação fora do nominal”, levando a um pouso fora do local planejado. A empresa suspendeu temporariamente o uso do Falcon 9 para investigar a causa do erro e garantiu que os lançamentos serão retomados assim que o problema for compreendido.

Histórico de falhas recentes

Este não foi o primeiro contratempo enfrentado pela SpaceX com o Falcon 9. Em julho, o segundo estágio apresentou um problema similar, quando não completou a segunda queima e deixou os satélites em órbitas mais baixas do que o previsto. Uma investigação foi realizada e o problema corrigido, permitindo a retomada dos lançamentos após duas semanas. Já em agosto, o primeiro estágio do foguete falhou ao tentar pousar, embora a missão tenha sido bem-sucedida. Naquela ocasião, o intervalo para correção foi de apenas três dias.

Os membros da missão SpaceX Crew-9: Nick Hague, astronauta da NASA (comandante), e Aleksandr Gorbunov, cosmonauta da Roscosmos (especialista da missão), posando para o retrato oficial da tripulação no Centro Espacial Johnson, em Houston. Crédito da foto: NASA / Josh Valcarel

Lançamento da missão Crew-9

Apesar do contratempo com o segundo estágio, o lançamento dos astronautas da missão Crew-9 para a ISS foi concluído com sucesso. O foguete decolou do Complexo de Lançamento Espacial-40, em Cabo Canaveral, na Flórida, no sábado (28), às 14h17 (horário de Brasília). A Crew-9 levou o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, ambos encarregados de conduzir pesquisas científicas e caminhadas espaciais na ISS.

Além disso, um dos principais objetivos da missão é o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na ISS há mais de 100 dias. Eles devem retornar à Terra em fevereiro de 2025.

Próximos passos

A SpaceX continua monitorando o progresso da Crew-9, cuja chegada à ISS está prevista para este domingo (29), após uma viagem de 28 horas. A empresa permanece focada em investigar o incidente mais recente, destacando seu compromisso com a segurança e confiabilidade das missões.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Tags

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV