A Microsoft anunciou o investimento de R$ 14,7 bilhões em infraestrutura de nuvem e inteligência artificial no Brasil. A iniciativa, revelada pelo CEO da empresa, Satya Nadella, foi divulgada nesta quinta-feira (26) durante o Microsoft AI Tour, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O valor será destinado à expansão da infraestrutura de nuvem e IA da Microsoft em vários datacenters em São Paulo. De acordo com a Microsoft, o projeto visa “apoiar a inovação e aumentar a competitividade do país” e está “alinhada com a visão do governo de melhorar a eficiência do setor público, a resiliência nacional e incentivar a sustentabilidade”.
Atualmente, o Azure está presente no brasil em duas estações: a Brasil South, inaugurada em São Paulo em 2014, e a Brasil Southeast, esta aberta no Rio de Janeiro em 2020.
“Nossos novos investimentos em infraestrutura de nuvem e IA e em capacitação no Brasil ajudarão a garantir um amplo acesso tanto à tecnologia quanto às habilidades necessárias para a que a população e a economia brasileira prosperem nesta era de IA”, disse Nadella.
Também no palco da conferência, o vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou que o investimento da Microsoft está alinhado com as propostas do Brasil para IA. “Com o investimento de quase R$ 15 bilhões da Microsoft e a proposta de capacitar 5 milhões de brasileiros, o Brasil vai se transformar no grande protagonista da inteligência artificial no planeta”, pontuou Alckmin.
Microsoft ConectAI
Também no evento, a Microsoft anunciou o ConectAI, programa de treinamento em habilidades de IA. O projeto vai oferecer conteúdo para cerca de 5 milhões de pessoas.
Para isso, a empresa colabora com 26 organizações, tais como governos e instituições educacionais, para democratizar o uso da IA “por meio do desenvolvimento de habilidades”. No Brasil, a colaboração acontece com o SENAI São Paulo e o Ministério do Trabalho e Emprego, que incorporará o projeto ao “Escola do Trabalhador 4.0”.
A organização sem fins lucrativos Nova Escola também levará o treinamento em habilidades de IA para professores. “Esta iniciativa busca capacitar educadores com recursos para simplificar a preparação das aulas e melhorar a educação pública”, descreve a empresa.