Liminar de Dino inibe a expansão da infraestrutura, diz Conexis

Liminar de Dino inibe a expansão da infraestrutura, diz Conexis

Crédito: Freepik

Procurada por este Tele.Síntese, a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as grandes operadoras móveis brasileiras, posicionou-se a respeito da medida liminar concedida na quarta-feira, 18, pelo ministro do STF Flávio Dino. No caso, ele suspendeu a possibilidade de empresas construírem torres de telecomunicações a distâncias inferiores a 500 metros, obrigando o compartilhamento de estruturas próximas.

A Conexis é a favor a possibilidade de erguer torres mais perto umas das outras. Por isso, diz: “A decisão liminar prejudica a ampliação da infraestrutura de telecomunicações e a conectividade, tão essencial na vida das brasileiras e brasileiros. Seus efeitos podem prejudicar a eficiência operacional na busca da melhor solução tecnológica e do menor custo para a oferta de serviço”.

A entidade explica que as redes móveis mais modernas exigem maior densidade de antenas, daí ser preciso utilizar mais torres. “Com a modernização tecnológica, o art. 10 de lei 11.934/09 perdeu o sentido, uma vez que há outras tipologias em uso, que têm menor impacto visual e permitem melhorias nos serviços prestados ao usuários final”, conclui.

A decisão de Dino acatou argumentação da Abrintel, entidade que representa a maioria das torreiras brasileiras. O ministro concordou com a reclamação de que a construção próxima de antenas é prejudicial ao meio ambiente e que a previsão legal que acabou com a obrigatoriedade de compartilhamento tratou-se de um “jabuti”. Ou seja, uma emenda a uma Medida Provisória sem qualquer relação com o assunto da proposta original então em debate.

O fim do compartilhamento de torres próximas se deu com a Lei 14.173/21. Fruto de conversão da MP do Fistel, que tinha como objetivo reduzir a tributação setorial sobre estações de internet via satélite (VSats), o PL acabou recebendo inúmeras emendas parlamentares que trataram de questões sem qualquer relação com tributos ou satélites. Além da questão sobre proximidade de torres, também foram inseridas emendas sobre TV, streaming e audiovisual, por exemplo. Mas nenhum dessas é alvo de contestação.

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
NAVA anuncia mais de 140 vagas presenciais e remotas
NAVA anuncia mais de 140 vagas presenciais e remotas
Empresas devem adotar nova metodologia para atendimento aos clientes
Empresas devem adotar nova metodologia para atendimento aos clientes
Xbox terá um catálogo de jogos usando IA generativa, afirma CEO da Microsoft
Xbox terá um catálogo de jogos usando IA generativa, afirma CEO da Microsoft
Anatel confirma que maioria dos provedores já bloqueou Rumble no Brasil
Anatel confirma que maioria dos provedores já bloqueou Rumble no Brasil
Nvidia confirma que algumas RTX 50 têm chips defeituosos
Nvidia confirma que algumas RTX 50 têm chips defeituosos