(Direto de Berlim, na Alemanha) A Lenovo surpreendeu os visitantes da feira de eletrônicos da Alemanha com um notebook com tela motorizada e giratória. Basta dar um comando de voz para que a tampa se abra, em questão de segundos. O aparelho também se movimenta para os lados. De acordo com a empresa, o protótipo do Auto Twist AI PC dá pistas de como pode ser o futuro dos produtos de informática.
À primeira vista, o Auto Twist se passa por um computador acima de qualquer suspeita: tela de 13,3 polegadas, corpo de alumínio com acabamento escuro, 1,3 kg, Windows 11 Pro. O show dele começa ao abrir o display OLED.
De acordo com a Lenovo, o sistema motorizado inclina a até 180º (na horizontal) e gira até 270º (na vertical). A demonstração da qual participei deixou claro que ainda há pontos de melhoria, como a velocidade de abertura – são bons segundos para que a movimentação aconteça.
A própria gigante chinesa – maior e mais rentável empresa de PCs do planeta – estima que o ciclo de vida seja de 20 mil usos. Não se sabe o que acontece depois disso. Vale lembrar: trata-se de uma prova de conceito, e não um dispositivo finalizado. O preço dele nem sequer foi anunciado.
Estão previstos alguns extras de software para tirar proveito da nova tecnologia:
- Comando de voz para abrir e fechar a tampa, conforme mencionei acima
- Foto panorâmica automática: basta que todos no ambiente fiquem paradinhos enquanto o laptop gira
- Enquadramento automático em chamadas de vídeo: a webcam (de parcos 5 megapixels) te acompanha conforme você anda
O Lenovo Auto Twist AI PC não tem previsão de lançamento. A ficha técnica do protótipo ainda inclui memória RAM de 32 GB, armazenamento de 512 GB e processador Intel Core Ultra 7. Não há nenhum vestígio de quanto ele poderia custar. Qual a sua aposta?
Thássius Veloso viajou para a Alemanha a convite da Lenovo