Após seu anúncio em setembro do ano passado e a revelação completa durante a Computex em julho, a Intel lançou nesta terça-feira (03) os novos processadores Intel Core Ultra 200V. Os modelos fazem parte da geração Lunar Lake, projetados para notebooks e portáteis finos e leves com uma nova arquitetura.
Para esta geração, a Intel desenvolveu seus novos processadores com uma arquitetura diferente. Agora, a companhia usa os núcleos de performance Lion Cove e de eficiência Skymont. Por falar em eficiência, esses núcleos possuem variantes chamadas LP-E, que estão localizados na Low-Power Island do chip.
- Entenda: Intel anuncia Lunar Lake com nova arquitetura e promete notebooks poderosos para IA e jogos
Na verdade, eficiência define bem esse lançamento. O novo Intel Core Ultra 9 288V supera o Core Ultra 7 165H da geração passada em apenas 7% de desempenho, mas oferece até 2,3 vezes mais performance por watt.
Intel foca em melhorar o consumo de energia para se diferenciar dos rivais. (Imagem: Intel/Divulgação)Fonte: Intel
Segundo testes realizados pela empresa, os processadores têm capacidade para aguentar até 20 horas de uso longe das tomadas.
Novo chip gráfico e RAM embutida
Um dos pontos que mais chamava a atenção da geração Lunar Lake era a chegada de uma nova microarquitetura gráfica, chamada de Xe2. Benchmarks apontam que o chip gráfico integrado consegue rodar Cyberpunk 2077 com um salto de 44% contra a linha anterior, consumindo cerca de 20% menos energia.
Talvez o aspecto técnico mais interessante dos Intel Core Ultra 200V seja a integração da VRAM no próprio die do processador. As CPUs têm compatibilidade com até 32 GB LPDDR5X de 8.533 MT/s e possuem um pacote com 50% menos consumo energético.
A geração Lunar Lake é exclusiva de notebooks e portáteis, e não terá versão para desktops. (Imagem: Intel/Divulgação)Fonte: Intel
Como já era de se esperar, os Lunar Lake são carregados de IA. Esses SoC contam com mais de 100 TOPS (Trilhões de Operações Por Segundo) e superam a concorrência da Qualcomm em fluxos de trabalho complexos, segundo dados do time azul.
Os processadores Intel Core Ultra 200V foram lançados hoje e os principais notebooks equipados com esses chips chegam às lojas já nos próximos dias, incluindo versões da Dell, HP, Acer, Asus, etc.