Entidades criam fórum para aprimorar meios de pagamentos

Entidades criam fórum para aprimorar meios de pagamentos

Entidades criam fórum para aprimorar meios de pagamentos

Um grupo formado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Zetta, associação de empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais, anunciou a criação de um fórum técnico com o objetivo de promover discussões e debates a fim de aperfeiçoar o setor de meios de pagamentos.

De acordo com a Febraban, “o grupo irá, em reuniões periódicas, debater propostas para aprimorar o ambiente jurídico e econômico, visando a melhoria contínua de serviços e produtos, incluindo a frente de cartões de crédito, um dos mais relevantes meios de pagamentos no Brasil”.

A entidade que representa os grandes bancos observa que as transações com cartões de crédito representaram mais de 20% do produto interno bruto (PIB) do país em 2023 e financiou 35% do consumo das famílias brasileiras no mesmo período. No primeiro semestre deste ano, o volume transacionado em cartão de crédito chegou a R$ 1,3 trilhão, o que representa um crescimento de 14,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Outro aspecto observado pela federação é que os brasileiros utilizam o cartão de crédito, em sua maioria, como mecanismo transacional, ou seja, como um meio para pagar compras e despesas, e menos como um veículo propriamente de crédito. De acordo com dados do Banco Central, apenas 3,6% do crédito total utlizado por pessoas físicas no Brasil são da modalidade de crédito do cartão (parcelado com juros e rotativo).

“Além de seu impacto econômico, os cartões de crédito também desempenham um importante papel no estímulo à competição no setor, são indispensáveis para o portifólio das centenas de instituições do setor, e cada vez mais atraentes em termos de taxas e funcionalidades a portadores e empreendedores”, lembra ainda a Febraban. (Com assessoria de imprensa) 

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira