De olho no crescimento do setor de foodservice que, de acordo com estudo da Galunion, segue com tendência de crescimento, com 63% dos estabelecimentos reportando ganhos em 2023 superiores aos registrados em 2022, o Grupo IMC (Internacional Meal Company), uma das maiores companhias multimarcas no setor de varejo de alimentação da América Latina e que opera grandes marcas, como KFC, Pizza Hut e Frango Assado, fechou contrato com a E-Deploy, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para gestão empresarial.
Paulo Francez, CEO da E-Deploy, explica que existem 10 grandes empresas de foodservice no Brasil, alguma de marcas internacionais, que são foco das soluções oferecidas pela empresa. “Já temos 3 marcas dessa relação, esperamos chegar a 5 nos próximos meses”.
Pizza Hut e KFC passam a utilizar o 3S Checkout, plataforma da E-Deploy que realiza a gestão automatizada de diversas áreas de restaurantes. Serão instalados PDV de balcão, que promove controle de comandas, pagamentos e integração com sistema fiscal; KDS, que gere a produção na cozinha; Delivery e Totens que possibilitam a agilidade por intermédio do autoatendimento. Ao todo, 443 estabelecimentos das duas redes vão utilizar o 3S Checkout.
“Ter Pizza Hut e KFC entre nossos clientes é motivo de grande satisfação e mais uma prova de que o 3S Checkout se torna, a cada ano, a escolha preferida do setor de foodservice. Já estamos presentes em 90 marcas, entre elas nomes de peso como Burguer King, Cia Tradicional e Outback”, explica o CEO da E-Deploy.
“Estamos muito felizes com a nova parceria que foi fechada depois de um longo processo, buscando as melhores soluções globais e nacionais. Nosso objetivo é melhorar a nossa eficiência operacional e o nível de serviço aos nossos clientes. A E-Deploy possui as capacidades certas que possibilitam maior confiabilidade e personalização adequada as necessidades de Pizza Hut e KFC”, destaca Alex Pinto, CMO do Grupo IMC.
Ráscal
Outro cliente relevante do portfólio da E-Deploy é o Grupo Ráscal, que atualmente conta com cinco marcas: o Ráscal, de culinária mediterrânea; o Cortés Asador, especializado em cortes na parrilla e cozinha de fogo; o Più, cozinha italiana com toque de ingredientes locais; o Jota Hamburguers, e o KFÉ Ráscal.
O Grupo Ráscal sempre esteve na vanguarda quando falamos em tecnologias que melhoram a gestão ou a experiência do cliente. Alguns fatores relevantes exigiram agilidade na tomada de decisão de uma nova estratégia de parceria “Sempre fomos muito exigentes no fator tecnologia quando toca a experiência do cliente, garçom ou administração. Selecionamos e analisamos detalhadamente inúmeros fornecedores e tínhamos em mente os pré-requisitos necessários para uma parceria sólida e de longo prazo: um parceiro que fosse sólido no mercado, com estratégias claras e bem definidas e que entendesse as necessidades específicas do nosso negócio”, diz Alexandre Lima, CTIO do Ráscal.
Outro fator muito relevante era uma solução com arquitetura e stack tecnológico moderno, com baixa acoplagem que permitisse evoluir de maneira ágil e rápida, sem a necessidade de grandes refactoring nas soluções. Além disso, o Grupo Ráscal tinha outras necessidades: a migração de todas as unidades de maneira rápida, a intenção de trabalhar múltiplos cardápios de maneira offline e a integração das diferentes marcas e operações em um único sistema.
Edy GPT, chatbot com IA Generativa para responder as dúvidas dos clientes
O chatbot inteligente é mais uma opção de atendimento ao cliente. Com a IA Generativa, a E-Deploy responde rapidamente as dúvidas dos restaurantes que utilizam o 3S Checkout ao eliminar a espera por respostas e agilizar o processo de atendimento. A inovação oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
“Nosso chatbot é mais uma ferramenta de treinamento, já que é alimentado com informações que levam aos nossos clientes os subsídios que precisam para utilizar o 3S Checkout. A ideia é evoluir a ferramenta para que, no futuro, se torne uma Inteligência Artificial que fale e atue na capacitação dos restaurantes que contratam nossos serviços”, diz Paulo Francez, CEO da E-Deploy.
Operação unificada das marcas do Grupo Ráscal traz agilidade e uniformidade de informações em uma gestão conectada. Cada vez mais a tecnologia ganha espaço em estabelecimentos de foodservice. Isso acontece porque os benefícios da inovação abrem um universo de possibilidades que trazem eficiência na operação e um melhor atendimento aos clientes.
Novos investimentos
Frances, que foi diretor de tecnologia do McDonalds por mais de 18 anos, diz que a próxima fase de investimentos da E-Deploy envolve IA na área de treinamento. O personagem Edy ajuda a solucionar dúvidas dos clientes sobre o sistema. “As próximas etapas serão a IA para suporte e atendimentos de chamado e na ajuda aos clientes na gestão de seu estabelecimento. A IA irá analisar dados históricos de venda, inventário, metas, clima, feriados, finais de semana, margem de produtos etc para orientar com previsibilidade os gestores dos estabelecimentos a tomarem as melhores decisões relacionadas a vendas, custos e compras. Elas estarão disponíveis em 2025”.
Outra funcionalidade de pedido 3S Checkout para o cliente pagar na mesa utilizará o próprio celular do cliente para identificar a mesa e quem é. Estará disponível o cardápio do estabelecimento, a pré-conta e o cliente poderá pagar com as carteiras digitais, pix ou cartão de crédito. Na segunda fase, a E-Deploy vai incorporar um CRM para entendimento dos hábitos dos clientes dos estabelecimentos.
De olho no mercado de PMEs, já faz parte do da área de desenvolvimento o da e-Deploy um roadmap de produto que ainda está uma versão web do software para estabelecimentos pequenos, um CRM agregado ao POS/Delivery e um software inteligente de gestão de filas e reservas.
Além disso, a empresa está lançando uma versão white label de delivery, que está em processo de obtenção da certificação PCI para aceitar cartão de crédito. “Mas o 3S Checkout não guarda dados de clientes ou cartões de crédito. A aplicação é construída para que apenas os responsáveis destas transações mantenham estes dados”, explica Frances, “o que garantido a proteção de dados dos clientes”.