O Bluesky bateu recorde de atividade na última sexta-feira (30). A plataforma recebeu 500 mil novos usuários nos dois dias que antecederam o final de semana, anunciou um perfil oficial da rede.
O motivo disso foi a suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil. Com a conexão barrada, usuários da rede de Elon Musk procuram alternativas semelhantes para continuar “tuitando” — e o Bluesky é uma das opções.
Segundo o SensorTower, o app Bluesky é o aplicativo mais baixado da App Store, e o sexto mais popular na Play Store. Na loja da Apple, o Threads está em segundo lugar.
over 500k new users in the last two days ??
— Bluesky (@bsky.app) Aug 31, 2024 at 0:45
O Bluesky foi inaugurado no começo de 2023, mas só em fevereiro deste ano liberou o cadastro para todos — até então, só era possível entrar com convites. Tal como o antigo Twitter, a rede social permite fazer publicações curtas (até 300 caracteres) e há suporte para mídias (fotos e vídeos).
Porém, o Bluesky se diferencia da plataforma de Elon Musk em alguns aspectos: sua filosofia de código aberto e o menor uso de algoritmos de recomendação de conteúdo.
O bloqueio do X no Brasil foi determinado na quinta-feira (29), mas a suspensão foi implementada de forma gradativa em provedores do Brasil inteiro. A suspensão continua em vigor nesta segunda-feira (2).