Além do Brasil: confira os países em que o X é bloqueado

Na última sexta-feira (30), o X (antigo Twitter) foi suspenso no Brasil, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O bloqueio foi realizado devido ao descumprimento da ordem judicial que pedia que a empresa indicasse um novo representante no Brasil.

Além disso, a empresa de Elon Musk ainda infringiu outras determinações como não pagar uma multa de R$ 18 milhões. Agora, a rede social só poderá voltar a funcionar no país quando a empresa cumprir todas as decisões do STF.

alexandre de moraes twitterO ministro Alexandre de Moraes ordenou a suspensão do X no Brasil

Mas se você pensa que o Brasil é o único a ter a rede social bloqueada, está muito enganado. Confira abaixo outros oito países em que o X não pode operar atualmente.

China

O X (na época em que ainda era Twitter) foi proibido na China em 2009, dias antes do 20º aniversário da repressão às manifestações na Praça da Paz Celestial. Desde então, o governo mantém um controle rigoroso sobre a internet e as redes sociais nacionais (Weibo e WeChat).

Coreia do Norte

A Coreia do Norte, que já é conhecida por ser um dos países mais rigorosos e fechados do mundo, bloqueou o Twitter em 2016 em “uma medida que sublinha a sua preocupação com a difusão de informação online”. Até hoje, os norte-coreanos não têm acesso à internet, com exceção de pessoas da elite militar e do governo.

Irã

Durante as eleições presidenciais iranianas de 2009, o governo bloqueou tanto o Twitter quanto o Facebook no país. A justificativa é que as redes sociais podiam ampliar as manifestações que aconteciam em todo o Irã – que mais tarde ficaram conhecidas como a Revolução Verde.

Um erro técnico em 2013 fez as duas plataformas voltarem a funcionar no país, mas logo foram bloqueadas pelo governo.

Mianmar

Em fevereiro de 2021, Mianmar sofreu um golpe militar que derrubou o governo civil de Aung San Suu Kyi. Dias depois, o Ministério dos Transportes e Comunicações do país ordenou que os provedores de internet bloqueassem o Twitter, Instagram e o Facebook.

Paquistão

O Ministério do Interior do Paquistão mandou bloquear o X no país em abril deste ano por questões de “segurança nacional”. O Ministério do Interior do país declarou que “elementos hostis que operam no Twitter/X têm intenções nefastas de criar um ambiente de caos e instabilidade, com o objetivo final de desestabilizar o país e mergulhá-lo em alguma forma de anarquia”.

Rússia

Em fevereiro de 2022, logo após o início da guerra contra a Ucrânia, a Rússia bloqueou o Twitter, Instagram e Facebook. Antes disso, o país já vinha restringindo o acesso da rede social denunciando a difusão de “conteúdos ilegais” no serviço.

Turcomenistão

Localizado na Ásia Central, o Turcomenistão exerce um controle rigoroso do uso da internet no país e os cidadãos não têm acesso a fontes estrangeiras de informação – apenas estatais. O X está oficialmente bloqueado por lá desde 2018.

Venezuela

Em agosto deste ano, o presidente Nicolás Maduro ordenou o bloqueio do X na Venezuela por 10 dias. A proibição continua em vigor, mesmo após o fim do prazo. O governo deve esperar até que a empresa indique um representante legal no país para desbloquear a rede.

Continue por dentro: Starlink critica STF e promete internet de graça após bloqueio de contas

Tags

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV