Voltou atrás: Microsoft pode não acabar com o Painel de Controle

Há alguns dias a Microsoft havia confirmado que pretendia descontinuar o Painel de Controle do Windows e unificar todas as funções no aplicativo de Configurações. No entanto, a companhia parece ter alterado seu planejamento e já está mais tão certa sobre essa mudança, deixando o futuro do Painel em aberto.

A informação havia sido primeiramente reportada pelo site Neowin, que encontrou uma página de suporte com um comunicado que avisava sobre o fim do Painel de Controle. Todavia, esse comunicado foi alterado e não diz mais sobre o fim da funcionalidade, apenas que algumas funcionalidades serão migradas para o menu de Configurações.

“O Painel de Controle é um recurso que faz parte do Windows há muito tempo. Ele fornece uma localização centralizada para visualizar e manipular as configurações e controles do sistema. Por meio de uma série de applets, você pode ajustar várias opções que vão desde a hora e a data do sistema até as configurações de hardware, configurações de rede e muito mais. Muitas das configurações no Painel de Controle estão em processo de migração para o aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada”, explica o novo comunicado da Microsoft.

Painel de Controle se destaca pela facilidade dos comandos e funcionalidades internas. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Painel de Controle se destaca pela facilidade dos comandos e funcionalidades internas. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Fonte:  Felipe Vidal/TecMundo 

Duro de matar

A mensagem anterior enfatizava que o Painel de Controle seria descontinuado em favor de uma abordagem mais simples e moderna. Porém, é possível que nem mesmo a Microsoft acredite tanto nisso, ou que a recepção pública não tenha sido bem-vinda, uma vez que a função existe há décadas e é querida pelos usuários.

Vale lembrar que a Microsoft manteve a nota que explica que o Painel de Controle só não foi totalmente migrado para o app de Configurações “por questões de compatibilidade”. Isso pode significar que uma eliminação completa do Painel não é algo tão simples, já que pode haver parâmetros no sistema que impedem uma alteração tão brusca sem que o Windows também seja afetado.

Desde 2011 a Microsoft comenta em acabar com o Painel de Controle, e com a recente mudança de rumos inesperada, a função deve permanecer no sistema operacional por um bom tempo.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
Asus lança mouse com perfume embutido
Asus lança mouse com perfume embutido
Dia Zero: quem foi o responsável pelo ataque e o que era Proteus? Entenda final da série
Dia Zero: quem foi o responsável pelo ataque e o que era Proteus? Entenda final da série
Honor vai disponibilizar ferramenta de detecção de deepfake por IA em abril
Honor vai disponibilizar ferramenta de detecção de deepfake por IA em abril
Google vai desativar SMS como método de verificação em dois fatores