tj-am-rescinde-contrato-com-a-sencinet,-representante-da-starlink

TJ-AM rescinde contrato com a Sencinet, representante da Starlink

A Sencinet, umas das representantes da Starlink no Brasil para o mercado B2B, busca reverter a rescisão de contrato de R$ 2,69 milhões com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) para fornecimento de 61 terminais de banda larga baseada em satélites de órbita baixa e prestação do serviço de conectividade por 12 meses.

O Tribunal diz que a empresa não atendeu aos compromissos de entrega do contrato, firmado no começo do ano. A previsão era de instalação das antenas de internet por satélite da Starlink em unidades remotas do Poder amazonense em até 60 dias, o que não aconteceu. Com isso, a desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente do TJ-AM, determinou a rescisão unilateral no último dia 2 de agosto.

(crédito: Freepik)
Centro de Manaus (AM) (Imagem: Freepik)

A operadora, no processo de rescisão, disse que não conseguiu realizar a entrega no prazo estipulado por um problema alfandegário, o que resultou em atraso na importação das antenas. Depois, que teve problemas na aquisição por leasing junto à Starlink. Vencidos novos prazos, afirmou que foi impedida de realizar a compra momentaneamente em função de uma penhora judicial de que foi alvo.

Ao TS, a Sencinet diz por nota que segue em tratativas com o Tribunal para reverter a rescisão e diz que tem plenas condições de cumprir os objetivos do certame. Afirma que os problemas foram fortuitos. Confira a íntegra da nota:

“Houve, sim, um problema pontual de entrega dos equipamentos no contrato do TJ-AM, o que está acarretando um distrato deste. A Sencinet possui dezenas de clientes com serviços da Starlink em operação. A Sencinet está na fase final para recebimento de um aporte de capital substancial para suportar o seu crescimento nos próximos anos não só no Brasil, como na América Latina.

Mas, como toda operadora de telecomunicações no Brasil, a Sencinet possui ações na justiça sobre cobrança indevida de tributos sobre serviços de valor adicionado. Nessas ações, a Sencinet apresenta as garantias bancárias necessárias para as ações judiciais, porém mesmo assim, algumas vezes o juiz determina uma penhora online, gerando um bloqueio das contas bancárias. Essa penhora não é devida e sempre conseguimos revertê-las, porém isso leva alguns dias para ser feito e gera problemas operacionais.

Nós tivemos problemas de logística e depois o problema da penhora online, o que acarretou um atraso grande na entrega dos equipamentos, por isso o TJ-AM fez essa colocação para fazer o distrato do contrato. O distrato ainda está sendo negociado, ainda não aconteceu. A Sencinet está apresentando as informações necessárias para convencer o TJ de que o distrato não será necessário”.

Pressão da concorrente no estado

A rescisão do contrato pode resultar em uma de duas alternativas. O TJ-AM pode realizar uma nova licitação, do zero. Ou convocar a segunda colocada na licitação, a operadora Via Direta, que tem contrato com governos estaduais do Amazonas e do Pará.

Parte de um grupo de comunicação do Amazonas, a Via Direta pressionava, via publicações em seus veículos na internet, pela rescisão do contrato. A empresa é a mesma que, no passado, processou a Telebras por ter fechado acordo com a Viasat para operação comercial do satélite SGDC-1, e perdeu.

Compartilhe

Asus lança mouse com perfume embutido
Asus lança mouse com perfume embutido
Dia Zero: quem foi o responsável pelo ataque e o que era Proteus? Entenda final da série
Dia Zero: quem foi o responsável pelo ataque e o que era Proteus? Entenda final da série
Honor vai disponibilizar ferramenta de detecção de deepfake por IA em abril
Honor vai disponibilizar ferramenta de detecção de deepfake por IA em abril
Google vai desativar SMS como método de verificação em dois fatores
ChatGPT muda regras e agora permite criação de conteúdos adultos e picantes
ChatGPT muda regras e agora permite criação de conteúdos adultos e picantes
Samsung e Intel se unem para desenvolver telas para PCs com IA
Samsung e Intel se unem para desenvolver telas para PCs com IA
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom