Com o objetivo de criar um ambiente de colaboração e inovação na área de segurança da informação, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) criou o Hub Hackers do Bem, um espaço destinado a empresas e pessoas interessadas em conhecer e contribuir com o avanço da segurança digital no Brasil. O lançamento será na quarta-feira (28) no Fórum RNP 2024, com transmissão online que poderá ser acompanhada mediante inscrição por este link.
A iniciativa visa fortalecer o ecossistema de cibersegurança no Brasil, reunindo especialistas, entusiastas e empresas em um ambiente que facilita o compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de projetos, networking e capacitação técnica. O Hub Hackers do Bem promove uma comunidade ativa focada em soluções para os desafios da segurança digital, por meio de eventos, cursos e fóruns, solidificando a defesa do país contra ameaças cibernéticas. Além de discussões, o hub também irá conectar empresas e profissionais, ao oferecer, por exemplo, oportunidades de emprego.
“O hub é um local para juntar a comunidade com o propósito de debater , assim como compartilhar experiências e oportunidades na área de cibersegurança. Ele é para qualquer um: Quem não sabe nada; quem entrou no Hackers do Bem; quem não entrou no programa. É livre. Se quiser saber sobre segurança e tudo o que permeia esse mundo, é só entrar. A ideia é que todas essas pessoas formem um ecossistema”, explica Cristian Gonzalez, coordenador do Hub Hackers do Bem.
O espaço também dará aos alunos do programa Hackers do Bem um ambiente para se manterem bem informados e ampliar suas redes de contatos. Lançado no fim do ano passado, o programa é gratuito e pretende capacitar profissionais de cibersegurança no país, área que enfrenta escassez de mão de obra especializada. Mais de 100 mil pessoas já se inscreveram no Hackers do Bem. Com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do PPI (Programa Prioritário em Informática) da Softex, a iniciativa é executada pela RNP em parceria com o Senai-SP.
“Não há nenhuma ação semelhante focada exclusivamente em cibersegurança no Brasil. Os hubs existentes são voltados à inovação, mas não têm o mesmo foco. Foi um desafio adequar o que temos no mercado para o contexto do Hackers do Bem”, ressalta Gonzalez.
O Hub Hackers do Bem foi desenvolvido com o apoio da Cisco, que celebrou acordo de cooperação técnico e científico com a RNP em 2023. A experiência da Cisco no setor de segurança cibernética foi fundamental para o desenvolvimento e operação da plataforma, assegurando sua robustez e funcionalidades. A Rustcon, outra parceira estratégica, criou o ambiente de simulação de cenários de cibersegurança, oferecendo uma experiência educativa e imersiva para os membros do Hub.
Fórum RNP 2024 conta com programação diversificada
O Fórum RNP é promovido anualmente pela RNP para estimular debates sobre os rumos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao mesmo tempo em que aborda assuntos estratégicos para o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Em sua 13º edição, o evento discutirá como as tecnologias emergentes e as novas formas de colaboração estão moldando o futuro da educação e da sociedade em geral. O encontro terá palestras, painéis, workshops e flashtalks, além de uma área para negócios, com exposição de produtos e soluções.