pesquisadores-alertam-para-invasao-e-espionagem-em-celulares-5g

Pesquisadores alertam para invasão e espionagem em celulares 5G

De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as bandas base de 5G, processadores que conectam celulares a redes móveis, possuem falhas que permitem invasões e espionagem. Por meio da ferramenta 5GBaseChecker, eles identificaram vulnerabilidades em aparelhos de marcas como Google, Motorola e Samsung.

Durante o experimento, os pesquisadores conseguiram invadir completamente o celular da vítima. Eles conseguiram fazer com que os smartphones com bandas base 5G vulneráveis se conectassem a uma estação base falsa. O que tornou possível o ataque cibernético sem que o usuário percebesse. A partir daí, era possível realizar várias atividades maliciosas, como direcionar o dispositivo para sites falsos.

Com esse direcionamento para um site malicioso, o hacker poderia fazer com que fossem fornecidas credenciais da vítima numa página de login falsa do Gmail ou Facebook. Além disso, cibercriminosos conseguiriam se passar por um conhecido e enviar uma mensagem de phishing supostamente confiável.

Ainda de acordo com a pesquisa, as vulnerabilidades possibilitam modificar o padrão de conexão do aparelho, levando-o para o 4G ou protocolos mais antigos. Segundo o estudo, isso facilita a espionagem das comunicações nesses telefones.

O que dizem as empresas

Os pesquisados comunicaram as empresas sobre as vulnerabilidades encontradas em seus aparelhos. Chris Langlois, porta-voz da Samsung, disse ao TechCrunch, que havia “lançado patches de software para os fornecedores de smartphones afetados para resolver esse problema“. Matthew Flegal, porta-voz do Google, também confirmou que as falhas apontadas pelos pesquisadores tinham sido corrigidas.

As vulnerabilidades também foram encontradas em produtos da MediaTek e Qualcomm, que não responderam ao pedido de comentário sobre o assunto.

Os pesquisadores disseram que a maioria dos fornecedores que contataram corrigiram as vulnerabilidades. No momento da escrita, os pesquisadores identificaram e corrigiram 12 vulnerabilidades em diferentes bandas base 5G.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS