Japão alerta para risco de ‘megaterremoto’ após abalos; saiba o que é um

Autoridades japonesas alertam para o risco de um megaterremoto nos próximos dias. O alerta ocorreu após o registro de um terremoto de 7,1 graus na escala Richter na região sul de Kyushu (ilha no extremo sudoeste). Especialistas dizem que um megaterremoto de grandes proporções tem de 80 a 90% de chances de ocorrer e pedem atenção aos moradores.

O terremoto que atingiu Kyushu foi principalmente sentido nas prefeituras de Miyazaki e Kagoshima. Apesar disso, somente nove pessoas teriam tido algum tipo de ferimento, mas todos leves. Dentre os desdobramentos do caso, deslizamentos foram reportados na cidade de Shibushi e ondas incomuns foram avistadas no porto de Miyazaki.

Embora o incidente não tenha gerado desastres de grandes proporções, sismólogos da Agência de Meteorologia do Japão alertam sobre a possibilidade de um megaterremoto em um período próximo.

Miyazaki fica próxima a áreas de instabilidade tectônica. (Imagem: Google Earth/Reprodução)Miyazaki fica próxima a áreas de instabilidade tectônica. (Imagem: Google Earth/Reprodução)Fonte:  Google Earth 

Sem confirmações, os especialistas não querem causar pânico e nem sugerem evacuações imediatas, mas pedem para a população ficar atenta.

Fossa de Nankai gera temor

O temor por parte dos sismólogos é que o primeiro terremoto tenha atingido a Fossa de Nankai. Essa região é o produto de milhões de anos de atividade geológica, resultante da subducção entre a placa tectônica das Filipinas e a Euroasiática, uma das placas com maior índice de abalos sísmicos por estar em uma zona de convergência.

Um tremor de grandes proporções abalar a área significa um cenário de instabilidade na região. Por si só, a Fosse de Nankai tem uma estrutura que pode gerar megaterremotos naturalmente em um período a cada 90 a 200 anos. O último incidente foi registrado em 1946.

Região da Fossa de Nankai circunda boa parte do litoral japonês. (Imagem: Headquarters for Earthquake Research Promotion/Divulgação)Região da Fossa de Nankai circunda boa parte do litoral japonês. (Imagem: Headquarters for Earthquake Research Promotion/Divulgação)Fonte:  Headquarters for Earthquake Research Promotion 

Com tremores de 8,1 graus, o megaterremoto de 1946 devastou as regiões de Honshu e Shikoku. Mais de 36 mil casas foram destruídas e 1,3 mil pessoas morreram. A tragédia foi seguida por um tsunami com ondas entre 5 e 6 metros.

O que é um megaterremoto?

Mesmo que não tenha uma definição muito concreta, o Serviço Geológico dos Estados Unidos define terremotos acima de 8 pontos na escala Richter como “megaterremotos”. Fenômenos dessa intensidade podem liberar mais de 53 bilhões de kg de energia, causando danos imensuráveis e colocando milhares de vidas em risco.

Vale lembrar que o maior terremoto já registrado ocorreu no Chile, em 1962, e marcou 9,5 pontos na escala. O Japão sabe bem como é viver cenários como esse, já que o país foi vítima de um grande terremoto em 2011, de 9,1 pontos, que desencadeou um tsunami destruidor na ilha.

Megaterremotos liberam mais energia que a bomba de Hiroshima. (Imagem: Serviço Geológico dos Estados Unidos/Reprodução)Megaterremotos liberam mais energia que a bomba de Hiroshima. (Imagem: Serviço Geológico dos Estados Unidos/Reprodução)Fonte:  Serviço Geológico dos Estados Unidos 

Riscos e consequências

Segundo projeções dos especialistas, um megaterremoto de magnitude 8 ou 9 deve acontecer na região nos próximos 30 anos. Todavia, o professor e pesquisador da Universidade de Tóquio, Naoshi Hirata, comenta que a população potencialmente afetada pelo desastre deveria permanecer vigilante por cerca de uma semana e considerar protocolos de evacuação.

Para os sismólogos, o evento de grandes proporções a atingir o Japão poderia deixar mais de 200 mil mortos e causar um prejuízo bilionário ao país.

Tags

Compartilhe

iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
Grok: IA do X bloqueava resultados que diziam que Musk e Trump 'compartilham desinformação'
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS