Intel atualiza produção de CPUs Panther Lake e novos Xeon de 1,8 nm

A Intel confirmou ontem (06) que os futuros processadores Panther Lake e Clearwater Forest com litografia de 1,8 nm atingiram um novo nível de maturidade no desenvolvimento. O time azul informa que ambas as gerações estão em fabricação avançada e deram boot em sistemas operacionais.

Formalmente anunciada no Intel Innovation de 2023, a linha Panther Lake de notebooks sucederá os atuais processadores Lunar Lake em 2025. Por outro lado, a geração Clearwater Forest é voltada para servidores e data centers e está sob o guarda-chuva da linha de Xeon de CPUs avançadas, podendo chegar a 288 núcleos.

Embora não tenham especificações técnicas reveladas, as duas novas famílias de processadores da Intel foram projetadas na ordem de 1,8 nanômetros. A tecnologia, chamada de Intel 18A, chega para competir com o nó N3 da TSMC, usado nos Lunar Lake, e promete mais eficiência energética aos SKUs.

Modelos Panther Lake chegam somente para laptops e não serão lançados para desktops. (Imagem: Intel/Divulgação)Modelos Panther Lake chegam somente para laptops e não serão lançados para desktops. (Imagem: Intel/Divulgação)Fonte:  Intel 

Novas gerações visam mais eficiência energética

Por falar em energia, tanto os Panther Lake quanto os Clearwater Forest estrearão o PowerVIA. Esse recurso faz com que a energia seja transferida diretamente através do silício, tornando a alimentação das CPUs mais lógica.

A Intel ainda revelou que já enviou o primeiro PDK (Process Design Kit) para as fabricantes começarem a projetar seus produtos com base nesses processadores.

Panther Lake and Clearwater Forest, lead products on Intel 18A, are out of the fab, powered on, have booted operating systems, and are on track to start production next year. Additionally, Intel 18A has brought together two critical innovations to enable customers to make leaps…

— Pat Gelsinger (@PGelsinger) August 6, 2024

O comunicado chega como uma notícia amigável para a Intel após a companhia anunciar um corte de 15 mil funcionários e inúmeros problemas com CPUs defeituosas. Ainda assim, esses produtos vão demorar a chegar no mercado e têm uma janela de lançamento prevista para meados de 2025 em diante.

Tags

Compartilhe

Google Drive segue passos do YouTube e ganha transcrições de vídeos
Google Drive segue passos do YouTube e ganha transcrições de vídeos
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV