Ejeções da massa coronal trouxeram auroras à Terra no final de semana

Anunciadas desde o final da semana passada, várias ejeções de massa coronal (EMCs) atingiram a magnetosfera da Terra no final de semana. Como consequência, nosso campo magnético foi excitado até os níveis G3, que indicam uma tempestade forte. Na tabela Kp, que mede a intensidade das tempestades magnéticas, isso equivale a valores entre 7 e 8, em uma escala que vai até 9.

Embora uma tempestade geomagnética nível G3 traga preocupações com os possíveis impactos nas comunicações, satélites e redes elétricas, a sua consequência mais bela, auroras em latitudes mais baixas que o habitual, também foram observadas nos céus de Hancock e Kenosha, no nordeste e centro-norte dos EUA, além de Alberta, no oeste do Canadá.

Além das EMCs, vários flares (explosões de energia na superfície do Sol) também ocorreram. Segundo a EarthSky, uma medição realizada nas 24 horas entre as 8h da manhã, no horário de Brasília, de domingo (12) e de segunda-feira (13), registrou 13 flares, dois de intensidade moderada (M) e 11 de baixa intensidade (C).

Impactos das ejeções de massa coronal

OH MY GOD! Tonight was unreal!! The colours were insane!! Taken in Central Alberta Aug 12/24 #Aurora #northernlights #shareyourweather #TeamTanner @treetanner @TamithaSkov @chunder10 @scottrockphoto @mikesobel @PeakToSailPhoto @weatherchannel pic.twitter.com/ZPxpEvqdIF

— Dar Tanner (@dartanner) August 12, 2024

As ejeções de massa coronal são megaerupções de plasma e campos magnéticos que são expelidas da coroa solar em direção ao espaço interplanetário. Na prática, são bilhões de partículas carregadas íons e elétrons livres que atingem a magnetosfera a velocidades próximas à da luz, excitando-a.

Conforme o Centro de Previsão do Clima Espacial dos (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), duas EMCs associadas a uma erupção solar de classe M (moderada) foram lançadas à Terra na quarta-feira (7) e, no dia seguinte, mais um flare (este de classe X, de maior intensidade) arremessou mais uma EMC em nossa direção.

Mais auroras e chuva de meteoros nesta segunda-feira (12)

Perseidas no céu sobre Stonehenge, na noite de domingo.Perseidas no céu sobre Stonehenge, na noite de domingo.Fonte:  Space Today/X 

Embora tenham ocorrido alguns apagões de rádio sobre o Oceano Pacífico no final de semana, outras consequências não foram relatadas a não ser os belos avistamentos e registros de auroras em regiões pouco usuais. Alguns observadores do céu relataram uma coincidência fascinante: o encontro de auroras com a chuva de meteoros Perseidas, cujo pico ocorre nesta segunda-feira (12), segundo o Observatório Nacional (ON).

Em entrevista à EBC, o coordenador do Projeto Exoss do ON, Marcelo De Cicco, explica que a chuva de meteoros Perseidas é visível anualmente de meados de julho até o final de agosto, com duração de 14 de julho a 1 de setembro. Segundo o astrônomo, mesmo com a lua 50% iluminada exatamente durante o pico, esse belo fenômeno astronômico pode ser visto da meia-noite até o amanhecer. 

Feitas de pequenos detritos espaciais do cometa Swift-Tuttle, as Perseidas são amplamente procuradas por astrônomos e observadores, além de oferecer um “show de luzes” no céu noturno. Com a promessa de auroras também para esta segunda-feira (12), os observadores de céu, principalmente no hemisfério norte, poderão testemunhar um evento inesquecível.

Tags

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV