O Tele.Síntese promoverá, nos dias 22 e 23 de agosto, o Edtechs e Escolas Públicas. O evento receberá fortes nomes para discutir e debater alternativas para o avanço da qualidade do ensino público com o apoio das ferramentas da tecnologia digital. O primeiro painel, que acontecerá às 9h do dia 22 de agosto, vai discutir sobre o que já foi feito e os caminhos a serem trilhados para o avanço do projeto do governo “Conexão nas Escolas”, que tem como objetivo enfrentar desafios como a infraestrutura inadequada e a desigualdade tecnológica.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
O painel receberá nomes importantes como:
- Ana Ungari Dal Fabbro – Coordenadora Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica – CGTI do Ministério da Educação
- Cristieni Castilhos – Diretora Executiva da MegaEdu
- Erich Rodrigues – CEO do Grupo Interjato
- Flávio Ferreira dos Santos – Presidente da EACE – Aprender Conectado
- Hermano Barros Tercius – Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações
- Leonardo de Lima Gomes Filho – Diretor Presidente da Proxxima
- Rogério da Veiga – Secretário Adjunto de Articulação e Monitoramento de Políticas Sociais da Casa Civil da Presidência da República
- Vicente Aquino – Membro do Conselho Diretor e Presidente do GAPE da Anatel
No primeiro dia, os outros painéis discutirão sobre a formação de competências digitais para desenvolver profissionais bem preparados para utilizar ferramentas tecnológicas para enriquecer o processo de ensino. Além de estudantes capacitados que vão se tornar mais aptos para o mercado de trabalho. Nome como Dr. Augusto Luengo Pereira Nunes, Coordenador Geral da Huawei ICT Academy e Professor no IFPR; Izabella Cavalcante Martins, Gerente de Articulação e Fomento a Políticas Públicas do CIEB e Karina Daidone Pimentel, Gerente Sênior de Formação Docente a Distância da Fundação Telefônica Vivo estarão presente para esse painel, que está programado para começar às 11h.
Para encerrar o primeiro dia, às 12h, o Painel Tendências e Inovações Tecnológicas na Educação, serão abordadas as novas tecnologias educacionais e como estão sendo adotadas as aplicações de realidade aumentada e virtual para a criação de experiências imersivas na sala de aula. Estarão presentes nessa discussão: Cinara Moura, Gerente de Canais e Marketing de Produto do Instituto Ayrton Senna; Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel e Milene Franco Pereira, Gerente Sênior de Relações Governamentais da Qualcomm.
Dia 23 de agosto
O primeiro painel do segundo dia vai falar sobre ações para fortalecer a educação na Amazônia, citando projetos de diferentes empresas de tecnologia, o papel das infovias e dos provedores que já estão selecionados, além das ações da RNP conectando as universidades de lá. Nele, estarão presente: Eder Ruffeil Cristino, Sócio e Gerente de Tecnologia da Sea Telecom; Eduardo Grizendi, Diretor de Engenharia e Operações do RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa; Fábio Renato Souza, CEO da Você Telecom e Gabriel Bello Barros, Líder no Brasil do Cisco Networking Academy.
Em seguida, o painel As iniciativas dos Instituto Privados e a Educação, va discutir sobre o papel que as organizações privadas desempenham na transformação do cenário educacional. Com exemplos de parcerias público privadas que têm proporcionado recursos, inovações tecnológicas e programas de capacitação para professores e alunos. As presenças confirmadas para este painel, são: Daniela Machado, Coordenadora do Programa EducaMídia do Instituto Palavra Aberta; Daniely Gomiero, Diretora de DHO, Cultura e Sustentabilidade da Claro e VP de projetos do Instituto Claro e Wisley Pereira, Superintendente de Educação do SESI.
Para encerrar o evento, o sexta painel sobre as Edtechs e contribuições pela qualidade do ensino e inclusão, vai abordar como as Edtechs estão revolucionando metodologias de ensino, oferecendo recursos interativos e personalizados que atendem às diversas necessidades dos estudantes. Para conversar sobre o assunto, nomes como: Igor Couto, CEO e Diretor de Tecnologia da 1STI; Mateus Pellegrino, Diretor de Unidade de Negócio da Escola DNC; Ricardo Drummond, CEO da mLearn e Victor Martinez, Executivo de Contas da Intel Brasil.