Como usar o software CPU-Z no Android?

Saber todos os detalhes do hardware do seu PC é um tanto complexo. Pior ainda quando você precisa identificá-los no seu aparelho celular, onde há componentes de fábrica cujas especificações não ficam tão claras nas embalagens do celular.

Nestes casos, o jeito é usar apps como o CPU-Z. É um software que mostra não apenas qual a atual configuração do seu smartphone, como também o modelo do processador e quanto de memória RAM ele possui.

E para te ajudar, hoje o TecMundo te ensina como usar o software CPU-Z no Android. Confira!

O que é o CPU-Z no celular Android?

Como dito anteriormente, o CPU-Z é um aplicativo de amostragem e monitoramento dos componentes do seu celular. Nele, é possível, por exemplo, saber qual o modelo do seu processador, quanto de memória RAM ele possui, e até mesmo detalhes mais específicos de outras peças que o compõem.

O CPU-Z ficou famoso na versão para PCs, mas também conta com um app mobile.O CPU-Z ficou famoso na versão para PCs, mas também conta com um app mobile.Fonte:  Divulgação 

Ele também traz uma função que mostra, em tempo real, o quanto o seu aparelho está consumindo no momento. Sendo assim, é possível realizar testes de benchmark para mostrar o quanto o hardware do seu smartphone é capaz de suportar, ou simplesmente acompanhar o consumo atual durante uma determinada tarefa, como reprodução de jogos ou outros apps mais pesados.

O CPU-Z traz informações detalhadas, e em tempo real, do hardware do seu smartphone.O CPU-Z traz informações detalhadas, e em tempo real, do hardware do seu smartphone.Fonte:  GettyImages 

Você pode fazer o download gratuito do CPU-Z. Apesar de não cobrar nada, o software faz a exibição de anúncios durante o seu uso. Mas nada exagerado como a maioria dos aplicativos que possuem esse comportamento.

Como usar o CPU-Z no Android?

1. Depois de baixar e instalar do CPU-Z, abra o app no seu Android;

2. Na tela principal, o CPU-Z será aberto na aba “SOC”. Ela por sua vez traz informações sobre o seu processador, como marca, modelo, e velocidade dos núcleos;

A aba A aba “SOC” mostra informações sobre o seu processador.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Já na aba “Device” há informações detalhadas sobre os outros componentes do seu smartphone, como modelo da placa-mãe, tamanho da tela e resolução, memória RAM e até mesmo espaço disponível atualmente;

Em Em “Device” é possível visualizar detalhes dos componentes do seu smartphone.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Em “System”, ele traz informações sobre o sistema, além de extensões instaladas e atual versão;

Em SystemEm System” é possível conferir detalhes mais específicos do seu sistema operacional.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

5. E em “Battery”, você pode analisar todos os detalhes da sua bateria, como status da saúde dela, temperatura atual, e até mesmo a tecnologia usada na sua composição.

  “Battery” mostra detalhes da sua bateria.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

6. Por fim, vale lembrar que você pode realizar testes mais específicos e acompanhar em tempo real como alguns componentes do aparelho irão se comportar. Entretanto, é recomendado que você tenha experiência tanto na análise desses dados gerados como na forma com que o procedimento será feito.

Gostou do conteúdo? Fique de olho no TecMundo e mantenha-se atualizado com os tutoriais semanais do portal. Inclusive, vale a pena ler sobre a possibilidade do Snapdragon 4s Gen 2 levar o 5G para celulares mais baratos. Até a próxima!

Tags

Compartilhe

iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
Grok: IA do X bloqueava resultados que diziam que Musk e Trump 'compartilham desinformação'
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS