Aneel instaura novo processo sobre compartilhamento de postes

Aneel instaura novo processo sobre compartilhamento de postes

A Aneel instaurou no dia 22 de agosto um novo processo a respeito do compartilhamento de postes entre os setores elétrico e de telecomunicações. No dia 26 de agosto, o diretor Ricardo Lavorato Tili foi escolhido para ser o relator do assunto junto à diretoria da autarquia.

Tili já é relator do recurso apresentado por entidades de trabalhadores para o desarquivamento do processo original, de 2018, a respeito do mesmo assunto. Processo esse que o colegiado extinguiu em 24 de julho por entender que a edição de um decreto pelo governo alterou o panorama da discussão, e portanto seria necessário reiniciar o trabalho.

Foto: Reprodução/Aneel

Na abertura do novo processo (nº 48500.002691/2024-57) sobre postes da Aneel, a descrição destaca justamente que o plano é adequar o compartilhamento à exigência do decreto federal. “Aperfeiçoamento da Regulamentação sobre o Compartilhamento de postes entre distribuidoras de Energia Elétrica e Prestadoras de serviços de Telecomunicações considerando as disposições do Decreto nº 12.068/2024”, traz a ementa.

Há duas semanas, representante da Aneel informou que a abertura de um processo novo não significa que haverá uma tramitação tão longa como a que se viu no processo original (seis anos) de aperfeiçoamento da resolução conjunta Aneel/Anatel. Durante evento da Telcomp em Brasília, André Ruelli, superintendente de mediação e administração das relações de consumo da Aneel, afirmou:

“Podemos, de forma célere, voltar a discussão ao colegiado da agência. Na minha opinião, não precisaria nem de consulta pública”, comentou, a respeito de como fazer o debate avançar. Ele comentou que todo o histórico do processo original pode ser utilizado para embasar o novo, o que também traz agilidade.

No dia 26, o mesmo em que escolheu o relator, a Aneel respondeu ao Ministério de Minas e Energia que daria resposta em breve sobre a questão, após ter sido questionada por ofício a respeito da extinção do processo original de compartilhamento de postes.

Trilogia Tóxica: tempestade perfeita de exposições na nuvem
Trilogia Tóxica: tempestade perfeita de exposições na nuvem
Fui com vários Provedores para Las Vegas a convite da DPR no evento da NOKIA SREXPERTS
A TV QUE SEU PROVEDOR MERECE : Explorando Oportunidades de Mercado
MAX DICAS - Especialista em Roteadores Wi-Fi CAST DOS LOUCOS
ESTRATÉGIAS PARA CRESCER COM EFICIÊNCIA NO MERCADO DE ISP4 - KAREN BANAR
ATENDA 512 CASAS NA FIBRA ÓPTICA COM ESSA OLT DA DATACOM
ARRUMAMOS UM PROVEDOR DE INTERNET REGIONAL - Aproveite todas as dicas e melhore também seu provedor
O QUE É ASN E IRR - com ARLEI especialista da ASAP Telecom
INICIAMOS A MONTAGEM DO DATA CENTER
PARTE ELÉTRICA DO ZERO DE UM PROVEDOR DE INTERNET- EP 05