Android vai parar de chamar carregadores não tão rápidos assim de “rápidos”

Android vai parar de chamar carregadores não tão rápidos assim de “rápidos”

Parâmetros de tensão e corrente em um carregador (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Android 15 vai adotar uma nova definição para carregamento rápido (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Android 15 vai mudar a sua definição de carregamento rápido. A partir desse sistema operacional, carregadores com menos de 20 W não ativarão o texto “recarga rápida” ao serem conectados nos celulares. O Google já liberou essa atualização no Android 14 da linha Pixel 9, que ainda não teve as vendas iniciadas.

Segundo Mishaal Rahman, jornalista do Android Authority e conhecido por escavar os códigos do Android, apenas carregadores com 20 W ou mais de potência serão considerados rápidos pelo SO — mas tem um porém. Rahman também foi o responsável por confirmar que esse update foi liberado nos celulares Pixel 9.

Android 15 muda parâmetro de carregamento rápido

Atualmente, enquanto o Android 15 não é lançado, carregadores com mais de 7,5 W de potência são considerados rápidos pelo SO. O texto que avisa sobre a recarga rápida varia de fabricante para fabricante. No caso da Samsung, ao conectar um carregador de 25 W ou mais, a mensagem exibida é “carregamento super-rápido”, enquanto os equipamentos de 15 W até 24 W perdem o “super”.

Carregador carregamento celular Galaxy A54 (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)
Celulares da Samsung exibem duas mensagens de carregamento rápido: “super-rápido” com carregadores de 25 W+ e “rápido” para 15 W até 24 W (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

Porém, o novo padrão de carregamento rápido, como revelou Rahman, poderá ser desativado e alterado pelas fabricantes. Ou seja, as marcas seguirão escolhendo qual potência ativará a mensagem de carregamento rápido. Assim, por exemplo, a Samsung pode optar por manter o valor de 15 W como rápido por questões de marketing.

Pixel 9 mostra tempo para recarga completa

No caso do Pixel 9, se o carregador não tem mais de 20 W, o sistema operacional passa a exibir apenas o tempo estimado para a carga completa. Isso é útil e se torna a principal dica para avisar ao usuário que o carregador não tem mais de 20 W de potência.

Até onde Rahman investigou, não será necessário ter o carregador oficial do Google para ver a mensagem. Logo, o mesmo vale para as outras fabricantes Android. Assim, um equipamento de terceiro com mais de 20 W seguirá ativando a mensagem. Melhor para o consumidor, que não vai se assustar achando que foi enganado pelo carregador.

Android vai parar de chamar carregadores não tão rápidos assim de “rápidos”

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira