Alexandre de Moraes volta atrás e VPNs continuam nas lojas; uso para o X segue vetado

Em uma sexta-feira agitada no Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do X (Twitter) em todo o território nacional — algo que deve ocorrer até a tarde de sábado.

Na decisão emitida pelo ministro, também constava que a proibição se estendia para o acesso via VPN. Ou seja: a partir do bloqueio do X, os usuários não podem usar redes virtuais com IPs em outros países para realizar os acessos.

Junto a isso, a decisão trazia a previsão de multa de R$ 50 mil para quem usasse VPNs no acesso ao X, determinando ainda que Google e Apple deveriam suspender a oferta de apps de VPN em suas lojas de aplicativos.

Como fica a decisão, afinal?

Na noite do mesmo dia, Alexandre de Moraes anunciou um recuo no tom proferido anteriormente. Era a “suspensão do item 2” da decisão anterior, item esse que praticamente bania o uso de VPNs via celular para qualquer finalidade.

De acordo com o Correio Braziliense, com o novo parecer Moraes diz que isso vale até “que haja manifestação das partes nos autos, evitando eventuais transtornos desnecessários e reversíveis à terceiras empresas”.

Vale esclarecer: mesmo com o recuo na suspensão das VPNs, ainda segue ativo o parágrafo que prevê multa de R$ 50 mil para quem usá-las para acessar o X.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira