Xiaomi considera montar fábrica no Brasil, revela executivo

Atualmente, todos os produtos da Xiaomi vendidos no Brasil são importados, mas isso pode mudar em breve. O head de operações da marca no mercado nacional, Luciano Barbosa, disse, em entrevista ao Mobile Time ontem (15), que a empresa tem planos de estabelecer uma fábrica no país.

De acordo com o executivo, a abertura de uma fábrica da gigante chinesa no Brasil dependerá de um panorama melhor do mercado nos próximos anos. A big tech também está atenta aos desdobramentos da Reforma Tributária e seus impactos.

Fabricando localmente, a marca chinesa poderia ter preços mais competitivos e agilizar a disponibilidade de seus produtos. (Imagem: Getty Images)Fabricando localmente, a marca chinesa poderia ter preços mais competitivos e agilizar a disponibilidade de seus produtos. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

“Não tomaremos uma decisão sem antes entender como será o contexto do país nos próximos anos”, declarou Barbosa à publicação, sugerindo que a companhia vai considerar aspectos econômicos e outros fatores. Apesar disso, o porta-voz não definiu um prazo para a resposta.

Algo que o chefe de operações também não comentou foi em relação a quais produtos seriam fabricados por aqui, caso a marca realmente decida se instalar no Brasil. Ele disse apenas que os consumidores brasileiros estão mais propícios a uma diminuição do portfólio de celulares da Xiaomi, diferente do que aconteceu quando a companhia retornou ao país, em 2019.

Xiaomi no Brasil

Enquanto avalia se estabelecer por aqui, o que poderia levar a preços mais competitivos e a uma disponibilidade mais rápida dos lançamentos, a Xiaomi tenta consolidar sua presença entre os pequenos e médios varejistas. A ideia é oferecer os produtos para que os usuários possam compará-los com os de outras marcas diretamente nas lojas.

Segundo Barbosa, esses comerciantes valorizam, principalmente, os dispositivos com preços mais baixos, quase sempre, e são bastante específicos em relação aos produtos desejados, como smartphones de 128 GB e de 256 GB de armazenamento. Fones de ouvido também são muito procurados pelos vendedores.

No momento, a Xiaomi conta com 10 mil pontos de venda no Brasil, espalhados por 16 estados. Pelo menos 22 novas lojas devem ser abertas até o final de 2024, totalizando 40 unidades inauguradas ao longo do ano.

Tags

Compartilhe

Programe com IA: Google libera versão gratuita do Gemini Code Assist
Programe com IA: Google libera versão gratuita do Gemini Code Assist
Adobe lança novo Photoshop para iPhone com ferramentas gratuitas
Adobe lança novo Photoshop para iPhone com ferramentas gratuitas
Apple quer criar um único chip com modem e processador
Apple quer criar um único chip com modem e processador
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?