Robôs do Google ficam mais inteligentes após integração com a IA Gemini

Os robôs utilizados nos escritórios do Google ficaram mais inteligentes após seus sistemas serem otimizados com recursos do Gemini, inteligência artificial generativa da empresa. É o que revelou um estudo feito por especialistas da gigante da tecnologia, divulgado na quarta-feira (10).

Conforme a equipe de robótica da DeepMind, as máquinas foram treinadas com a ampla janela de contexto do Gemini 1.5 Pro, versão mais poderosa do modelo de linguagem. A ideia era desenvolver uma navegação robótica melhorada, combinando os poderes de processamento da IA com a visão computacional.

E os resultados foram considerados promissores, tornando a interação entre humanos e máquinas mais fácil. Em um dos experimentos, que pode ser conferido no vídeo acima, alguém pede ao robô com Gemini que o ajude a encontrar um local onde seria possível desenhar, iniciando a conversa com a expressão “Hey, robô”.

Na sequência, o robô informa que está processando a solicitação com o auxílio da IA generativa e, pouco depois, guia o usuário até o local onde há um quadro branco na parede. De acordo com o Google, ele pode fazer ainda mais coisas, ajudando a pessoa a se deslocar pelo ambiente de forma mais eficiente.

Pontos que precisam melhorar

Os responsáveis pelo estudo afirmaram ter alcançado taxas de sucesso de 86% a 90% nas tarefas de navegação anteriormente inviáveis, que envolvem raciocínio complexo e instruções multimodais, em mais de 50 interações. O experimento ocorreu em uma área de 835 m², espaço já conhecido pela máquina.

Apesar disso, há alguns pontos que precisam ser melhorados, como o tempo gasto pelo robô com Gemini para processar a solicitação e formular a resposta, que varia de 10 a 30 segundos. Outro detalhe é que a máquina ainda não consegue realizar, autonomamente, o seu próprio passeio de demonstração.

Os pesquisadores também querem descobrir se o Gemini 1.5 Pro pode levar os robôs a planejar e executar tarefas mais complexas, em estudos futuros. Evidências preliminares desta capacidade já foram identificadas.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
ALERTA: Bybit sofre um ataque que resulta no roubo de 1,5 bilhão de dólares de uma carteira Ethereum
ALERTA: Bybit sofre um ataque que resulta no roubo de 1,5 bilhão de dólares de uma carteira Ethereum
Órgãos públicos têm até 7 de março para manifestar interesse na compra centralizada de software de escritório
Órgãos públicos têm até 7 de março para manifestar interesse na compra centralizada de software de escritório
Governo brasileiro teme ficar sozinho na regulação das big techs após recuos da UE
Netflix recebe 10 lançamentos de peso nesta semana! Veja indicações de 24/02