portugal-veta-fusao-entre-operadoras-de-celular

Portugal veta fusão entre operadoras de celular

(crédito: Freepik)

A Autoridade da Concorrência (AdC)  de Portugal disse não à fusão entre operadoras de celular. A agência vetou a aquisição da Cabonitel (proprietária da operadora Nowo) pela Vodafone Portugal. Segundo o jornal português,  DPL News,  AdC concluiu que a fusão criaria impedimentos significativos à concorrência, prejudicando os consumidores.

O pleito se iniciou em 7 de novembro de 2022, quando a Vodafone notificou a AdC sobre a fusão, se adiantando em apresentar alguns compromissos. A proposta gerou manifestações das concorrentes MEONOS e Digi. Contudo, o processo de análise pela a autoridade só começou em abril de 2023, ao receber os pareceres necessários da Anacom (Autoridade Nacional das Comunicações).

Vodafone assumiria quatro compromissos, incluindo a venda de direitos de uso de espectro de rádio adquiridos pela Nowo, bem como a oferta de atacado na rede de fibra óptica à Digi. No entanto, a AdC concluiu que esses compromissos não eram suficientes para mitigar os efeitos competitivos adversos da fusão.

Em sua análise, a AdC identificou altos níveis de concentração, fidelização de clientes e ofertas semelhantes entre a MEO, a NOS e a Vodafone; principais operadoras de Portugal. A autarquia observou que antes da fusão os preços das telecomunicações já eram 21% mais altos do que em um cenário de competição entre quatro empresas, resultando em uma perda de excedente do consumidor de € 349 milhões e perda de bem-estar social de € 90 milhões por ano se a operação fosse autorizada.

Conforme a agência, a  fusão resultaria em aumentos de preços consideráveis para os produtos da Nowo (55% para serviços móveis) e aumentos moderados para os produtos da Vodafone (até 3,9% para pacotes 3P). Esses aumentos de preços resultariam em perdas significativas de excedente do consumidor e de bem-estar social.

Desta forma, a AdC concluiu que a fusão aumentaria a probabilidade de comportamentos coordenados entre MEO, NOS e Vodafone, eliminando a Nowo como um operador de ofertas diferenciadas e de menor preço. Isso reforçaria as barreiras à entrada e facilitaria a coordenação entre os operadores restantes, prejudicando ainda mais a concorrência.

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV